Atleta venezuelana se prepara em Curitiba para as Olimpíadas Rio 2016

[flgallery id=304 /]

Yolimar Pineda é a única venezuelana a competir em duas Olimpíadas na modalidade de 42 quilômetros

Curitiba foi a cidade escolhida pela atleta venezuelana Yolimar Pineda para treinar para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Classificada para a Maratona Olímpica, Pineda se prepara para a competição na pista de corrida da Universidade Positivo (UP). Para o coordenador do Centro Esportivo da UP, Wilson Menoncin, é uma oportunidade de incentivar o esporte. “Ficamos muito felizes com a presença de uma atleta olímpica no câmpus, já que assim podemos estimular o conhecimento e prática do atletismo com os nossos alunos”, afirma.
Curitiba estava na lista de cidades para a preparação, de acordo Gerardo Celli Kubler, responsável pela vinda da atleta. “Depois de dois meses de treinamento na Colômbia a uma altitude aproximada de 3 mil metros, ela precisava de uma cidade com uma altitude aproximada de mil metros antes de ir para o Rio de Janeiro, que está no nível do mar”, explica. Além disso, Curitiba oferece vantagens para os corredores, já que tem um clima agradável e possui parques e praças para a prática esportiva. “Outro benefício é que cidade ainda oferece oportunidades de patrocínio, e ela acabou decidindo por Curitiba”, completa.
A rotina de uma atleta olímpica é pesada. Muitas vezes, os treinos acontecem em dupla jornada e variam entre treinos de distância, velocidade e força, além de natação e bicicleta, para fortalecimento de outras estruturas musculares. Yolimar corre, em média, entre 150 km a 200 km por semana. “Dos seis dias de treino, dois são na pista da Universidade Positivo, que tem a estrutura essencial, já que a pista é muito rápida e colabora para o treino de velocidade”, afirma a atleta.
Com 30 anos, Yolimar nasceu em Valencia, na Venezuela. A atleta tem se destacado em várias competições, como os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Ela é a única no mundo a competir em duas Olimpíadas na modalidade de 42 quilômetros. Em 2015, Yolimar conseguiu o primeiro lugar nos 10 km da Maratona de Leipzig, na Alemanha. Neste ano, conseguiu a classificação para a Rio 2016 na Maratona de Chicago (EUA), alcançando um tempo de 2 horas, 44 minutos e 53 segundos.
O objetivo de Yolimar é completar a prova em menos de 2 horas, 41 minutos e 31 segundos e tornar-se a melhor latino-americana na maratona. Para ela, o atletismo mudou a sua vida. “O esporte me ensinou a ser uma pessoa que acredita em si mesmo. Meu objetivo é melhorar minha performance sempre, me preparar e focar totalmente na minha superação”, declara.
 
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.
 

Share:

Latest posts

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo Dois ícones do rock mundial, Eric Martin...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em...
Saiba mais >
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas
Atividades ocorrem de 8 a 10 de maio e incluem música ao vivo e oficinas para toda a família Para comemorar...
Saiba mais >
FEIRA-1
Soluções para futuro das cidades serão discutidas no 40° Congresso Mineiro de Municípios
Helper Tecnologia será uma das empresas participantes, demonstrando inovação com seus totens de segurança Nos...
Saiba mais >