Biopark inspira secretários e consolida Paraná como polo de inovação nacional

Visita de representantes de 17 estados ao parque tecnológico de Toledo reforça papel da região como modelo de integração entre educação, pesquisa e investimento privado

O que nasceu do sonho de dois empreendedores paranaenses para aproximar a ciência da prática hoje atrai olhares de todo o país. O Biopark, em Toledo, foi destino da visita de representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), realizada na sexta-feira (10). Ao todo, participaram delegações de 17 estados, entre elas 11 secretários estaduais, gestores e dirigentes de instituições de fomento à pesquisa.

O grupo foi conhecer de perto o modelo de desenvolvimento que faz do Oeste do Paraná um exemplo de como educação, inovação e investimento privado podem caminhar juntos. Além da parada em Toledo, a comitiva também passou por Foz do Iguaçu, onde visitou o campus da Unioeste localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Impressionado com o modelo, o secretário de ciência, tecnologia e inovação de São Paulo e ex-reitor da USP, Vahan Agopyan, ressaltou que o Biopark se diferencia de outros parques tecnológicos que já conheceu no Brasil e no exterior. “O que torna o Biopark único é ter um casal de empresários genuinamente comprometidos em investir em inovação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além de aportar recursos, eles estão atuando diretamente, criando uma nova visão de desenvolvimento”, observou.

“Enxergamos o Biopark como uma ponte para a inovação e para a realização da pesquisa. Acreditamos na importância do investimento contínuo em formação e conhecimento Por isso, além de instituições federais como a UFPR, IFPR e UTFPR que tem unidades instaladas em nosso território, criamos a Academia, Colégio e Faculdade Donaduzzi, para investir e incentivar crianças e jovens a paixão pela pesquisa e a oportunidade de vivenciar uma educação voltada à prática”, ressaltou o fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi. “O Biopark se difere dos outros parques tecnológicos porque é totalmente privado. Nós já investimos R$512 milhões em nove anos de parque, dinheiro que saiu do nosso bolso. O fator de sucesso do parque é sem dúvida a paixão que temos em ensinar e a coragem de colocarmos a mão no bolso”, complementa Carmen Donaduzzi. 

De Norte a Sul, o sentimento foi o mesmo: o Biopark é prova de que a inovação pode nascer longe dos grandes centros. O presidente do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, Gesil Sampaio, comparou o modelo de Toledo às ações de fortalecimento da produção de cacau e chocolate em sua região. “É importante observarmos essas iniciativas empresariais na área de tecnologia e inovação, não só do ponto de vista de desenvolvimento de novos produtos e processos, mas também na área educacional. No Sul da Bahia temos uma iniciativa parecida com o que está sendo realizado com os queijos aqui, que é o melhoramento da qualidade do cacau e do chocolate para elevar a renda dos produtores”, comparou. 

“A paixão pelo trabalho, educação e inovação estão nos olhos e na fala dos fundadores do Biopark. Precisamos de mais brasileiros, empresários, que acreditem que possam fazer a diferença como o dr. Luiz e dona Carmen estão fazendo aqui em Toledo”, frisou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro.

De acordo com o diretor de Ciência e Tecnologia da SETI Paraná, Marcos Pelegrina, o objetivo da visita foi unir todos os dirigentes para conhecer os laboratórios e a estrutura construída nesse ecossistema e verificar como a inovação é tratada no estado. “O Biopark é um dos mais importantes ecossistemas de inovação do país”, destacou.

A agenda evidenciou o potencial do Oeste do Paraná como um ecossistema de inovação interconectado, que reúne universidades, empresas, governo e investidores privados em torno do desenvolvimento sustentável. Para o vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha, “a visita dos membros do Consecti reforça o reconhecimento nacional do Biopark e de Foz do Iguaçu como exemplos de ambientes de inovação que unem propósito, investimento e impacto social, consolidando o Paraná como referência em ciência e tecnologia no Brasil”.

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de três mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 129 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), além da Faculdade Biopark e do Colégio Donaduzzi. Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Share:

Latest posts

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Ferramentas de inteligência artificial e monitoramento digital foram apresentadas em encontro técnico...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Iniciativa pioneira da GT Building reforça compromisso com educação corporativa e oferece acesso aberto...
Saiba mais >
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil
Obra de Ricardo Reis propõe nova visão sobre a profissionalização da gestão condominial no país A Reis...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Empreendimento residencial no Paraná aposta em tripla certificação e práticas inéditas de sustentabilidade
Projeto da GT Building combina eficiência hídrica e energética, conforto ambiental e paisagismo regenerativo...
Saiba mais >