+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Calor exige mais atenção e cuidados com animais

Postado no dia: 23 de fevereiro de 2018
Calor exige mais atenção e cuidados com animais

Altas temperaturas, sol e hábitos da estação podem causar problemas à saúde de aves, répteis e roedores

 

Embora o verão seja uma estação agradável, o sol e o calor exigem maior cuidado com os pets. E não são apenas cães e gatos que sofrem com as altas temperaturas: aves, répteis e roedores, animais que vem ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros, também precisam de mais atenção e cuidado.

Segundo o médico veterinário Marcelo Rocha Carneiro, que presta atendimento nos consultórios do pet center HiperZoo em parceria com o Centro Médico Vetsan, é preciso evitar exposição solar direta por longos períodos, principalmente no horário entre 10h e 16h, e garantir o sombreamento adequado para que os animais consigam regular a temperatura corporal. “O cuidado deve ser ainda maior com os répteis, pois estes não possuem capacidade de termorregulação e estão mais suscetíveis a queimaduras”, alerta o médico veterinário responsável pelo atendimento de animais selvagens e pets não-convencionais. Já a água deve estar sempre disponível e fresca, sendo importante observar a temperatura várias vezes ao dia pois, devido ao calor do ambiente, ela pode aquecer facilmente. E, para as aves, banhos ajudam muito a refrescar. O ideal é aspergir o líquido no animal, mas disponibilizar um recipiente com água para se banharem nos dias mais quentes, também é uma opção, desde que apenas por um curto período.

Cubos de gelo nos bebedouros, fornecimento de frutas congeladas e fixação de garrafas de água congelada ao redor das gaiolas também são dicas simples para refrescar os animais. Ar-condicionado e ventiladores são outras opções para amenizar a temperatura do ambiente, mas é preciso alguns cuidados: “O ar-condicionado não pode estar excessivamente gelado e se deve cuidar com a mudança abrupta de temperatura para evitar choque térmico”, alerta Marcelo. Quanto aos ventiladores, deve-se evitar que o fluxo de ar atinja diretamente o bichinho. Aparelhos com aspersores de água embutidos são boas opções, desde que utilizados apenas nos horários de maior calor.

O cuidado com alimentação também é importante, pois o calor pode ocasionar fermentação de alguns alimentos. Frutas e verduras podem azedar facilmente. Rações secas e sementes demoram mais para fermentar, mas a exposição solar também deve ser evitada.

As altas temperaturas também podem causar hipertermia, por isso é fundamental seguir as indicações de manejo sugeridas pelo médico veterinário. Sinais como aumento da frequência respiratória e prostração, quando o animal fica abatido e evita movimentar-se para não gerar calor, são indícios de um possível aumento na temperatura corporal. Nesses casos, é preciso colocar imediatamente o animal em um ambiente mais fresco e entrar em contato com o médico veterinário para avaliar a necessidade de internamento e cuidados intensivos.

Além disso, o calor e umidade elevados favorecem o surgimento de viroses e parasitoses. Por isso, é preciso tomar as medidas preventivas e, a qualquer sinal que o animal apresentar, buscar atendimento especializado.

 

Serviço

Consultas veterinárias para animais exóticos e silvestres

Quando: mediante agendamento prévio, pelo telefone (41) 3015-8586

Local: HiperZoo – Rua Desembargador Westphalen, 3.448 – Curitiba/PR

 

Sobre o HiperZoo

Inaugurado em outubro de 2016, o HiperZoo disponibiliza mais de 14 mil produtos e serviços voltados ao mercado pet. A loja possui dois andares, estacionamento próprio e conceito de shopping center, numa área total de três mil metros quadrados.

Inspirado no mercado americano, o empreendimento é dividido em espécies e tamanhos de animais. Para as famílias com crianças, o lugar é um espaço de lazer, com aves silvestres, peixes das mais diversas espécies, lago de carpas, jardim vertical, répteis e pequenos animais, como furões, coelhos, hamsters e outros roedores. O espaço também conta com programação de eventos, palestras e treinamentos para pets e seus donos.

No piso superior, o consumidor encontra uma boutique pet, rações e área de produtos para cães e gatos, além de um espaço kids. Na parte inferior, as alas dos peixes, das aves, dos répteis e pequenos pets. Uma área especial de casa e jardim oferece produtos para a parte externa das residências e todos os tipos de medicamentos.

O piso inferior abriga também uma área de convivência com cafeteria, entre o lago de carpas e o centro de estética animal, que é uma atração à parte. Com capacidade de atendimento de mais de 1.000 pets por mês e área exclusiva para gatos, o centro de estética HiperZoo oferece desde os banhos e tosas mais simples aos verdadeiros rituais de beleza, como cauterização de pelos, banho de vinho e hidratação marroquina. Além disso, o pet center disponibiliza o inovador espaço Pet Wash, onde o próprio tutor pode dar banho em seu animal e desfrutar de um momento de interação familiar.

O HiperZoo também conta com atendimento clínico e especializado nos consultórios veterinários, realizado em parceria com o Centro Médico Vetsan, uma unidade da DrogaVET, farmácia de manipulação veterinária, e uma filial do Café do Mercado Co. 

Site: www.hiperzoo.com.br 

Todas as notícias