+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Campanhas ajudam a prevenir acidentes de trabalho

Postado no dia: 27 de novembro de 2018
Campanhas ajudam a prevenir acidentes de trabalho
  1. A palestra reuniu cerca de 350 funcionários na obra do Maison Legend Ecoville Créditos: Priscilla Fiedler

A.Yoshii Engenharia realiza há mais de uma década a Semana de Prevenção de Acidentes que esse ano contou com palestra de Rafael Henzel, sobrevivente do voo da Chapecoense

A cada 48 segundos o Brasil registra um acidente de trabalho. A cada 3h38 um trabalhador perde à vida pela falta de cultura de segurança do trabalho no país. A importância de se discutir a segurança nas atividades profissionais é iminente. Diante dessa necessidade e consciência do papel fundamental que desempenha para garantir a segurança dos seus funcionários, a construtora A.Yoshii Engenharia realiza há mais de uma década a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).

Neste ano, dentre as atividades realizadas em Curitiba, contou na última quinta-feira (22) com a presença do jornalista e sobrevivente do voo da Chapecoense em 2016, Rafael Henzel. Ele abordou a importância de cuidar e valorizar a vida e como as pessoas podem fazer isso no dia-a-dia, especialmente durante suas atividades profissionais. “O acidente com o avião foi resultado de uma falta de respeito às normas. Quando eu digo que vocês precisam usar os equipamentos de segurança é porque eu sei que imprevistos podem acontecer. O risco é iminente, mas se vocês estiverem orientados e equipados conseguirão voltar para casa e para a família após um dia de trabalho”, afirmou Henzel. A palestra reuniu cerca de 350 funcionários na obra do Maison Legend Ecoville (Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3480).

“Praticamos a Política do Zero Acidentes, onde conseguimos índices de acidentes muito abaixo das estatísticas mundiais”, ressalta o engenheiro de segurança da A.Yoshii, Marcio Rogério Paschoalinotto. O Brasil é o quarto colocado como o país que mais registra acidente de trabalho no mundo, atrás da China, Índia e Indonésia, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o órgão, 300 milhões de pessoas em todo mundo ficam feridas decorrentes de acidentes de trabalho.

“A SIPAT é uma oportunidade importante para reforçarmos a Cultura e a Política de Segurança da empresa”, ressalta Paschoalinotto.

Os baixos índices de acidentes na empresa são decorrentes de uma política de conscientização e de ações que são realizadas durante todo ano pela A.Yoshii.  Segundo o engenheiro de segurança da empresa, são realizadas campanhas internas de conscientização sobre o tema, focando na prevenção dos trabalhadores, além do desenvolvimento da Atividade Semanal de Segurança em todas as obras. Também são realizados treinamentos constantes com os funcionários e análises de riscos para evitar acidentes em seus campos de trabalho.

Além de seguir as normas impostas por lei, a A.Yoshii também possui como política interna, suas próprias diretrizes para evitar acidentes internos, tais como trabalhos de integração para novos colaboradores e a presença de um técnico de segurança em cada obra.

 

Sobre o Grupo A.Yoshii

A A.Yoshii Engenharia foi fundada em 1965 pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, em Apucarana (PR) e em 1969 transferiu sua sede para Londrina (PR). No início, cresceu executando obras pelo regime de empreitada global e, atualmente, desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose.

No segmento de incorporação, com empreendimentos residenciais e comerciais construídos em importantes cidades do Paraná, a A.Yoshii se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega. Em 2009, criou a Yticon, marca do Grupo focada no desenvolvimento de empreendimentos econômicos para quem procura seu primeiro imóvel.

Uma das características marcantes da empresa é atuar com equipe própria na execução de obras. Com isso, a A.Yoshii se diferencia pela qualidade dos projetos, respeito aos prazos e atendimento ao cliente. O resultado figura em premiações e rankings nacionais realizados por grandes veículos de comunicação como o jornal Valor Econômico, revista Você S/A, e rankings como o Great Place to Work e ITC – Inteligência Empresarial de Construção, além do Prêmio VivaReal.

Todas as notícias