Carnaval 2023: Rosas de Ouro celebra origens africanas da cultura brasileira

Relembrar e destacar a contribuição africana para a formação da cultura e da sociedade brasileiras. Essa é a ideia central do samba-enredo da Rosas de Ouro em 2023, “Kindala! que amanhã não seja só um ontem com um novo nome”. Quando os primeiros batuques da bateria soam pela Avenida, não há dúvida de que o Carnaval começou de vez. Essa associação é uma lembrança expressiva da associação óbvia entre o Carnaval e a cultura afro-brasileira, cheia de sons de tambores e do próprio samba, que nasceu justamente nas comunidades afro-brasileiras do Rio de Janeiro.

Embora o Carnaval tenha origem europeia, no Brasil ele está muito mais relacionado à África que à Veneza, de acordo com a assessora de Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Rafaela Dalbem. “Os sons, as cores e a maneira de carnavalizar hoje em dia têm muito mais a ver com a herança africana do que com a europeia”, destaca. E essa contribuição, é claro, não está restrita a essa manifestação cultural. “O crescimento econômico do Brasil, especialmente quando pensamos nos ciclos da economia ligados ao açúcar, café, borracha, ouro, entre outros, são ligados aos conhecimentos científicos e tecnológicos das populações africanas que foram trazidas em condições de escravidão para o Brasil”, pontua a especialista.

Essas populações que foram forçosamente trazidas de várias regiões da África já eram agrícolas, enquanto os povos originários do Brasil ainda eram essencialmente silvícolas, ou seja, viviam do que estava disponível na natureza. Assim, toda a bagagem trazida pelos africanos foi essencial para a construção dos muitos ciclos econômicos vividos em solo brasileiro.

Segundo o site da Rosas de Ouro, o tema bucará exaltar “a luta, a força e as conquistas do povo negro através dos tempos, desde seus ancestrais escravizados até os dias atuais, com a incessante busca por igualdade e respeito”. Para Rafaela, um enredo como esse é “extremamente importante para colocar luz em toda a influência para nossa formação como nação”.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >