Carnaval Holândes: com festas suspensas no mundo todo, conheça um pouco dessa tradição que não é só brasileira

Com festas e bailes suspensos ou adiados, o Carnaval de 2021 será completamente diferente para os brasileiros. E essa deve ser a mesma estratégia adotada em outros países que também tinham essa festa como tradição nesse período. Muita gente não sabe, mas o Carnaval é também celebrado ao redor do mundo. Com três dias de festa e muitas celebrações típicas, essa comemoração acontece, por exemplo, na Holanda no mesmo período em que os brasileiros vão para a folia. Apesar da semelhança nas cores, fantasias e decorações, a tradição holandesa traz suas particularidades e traços regionais, que deixam a festa ainda mais curiosa para quem conhece o Carnaval do Brasil. 

Na Holanda, a festa de Carnaval começa quando o prefeito da cidade, em uma cerimônia com todas as autoridades locais, passa o governo para o “Príncipe do Carnaval”, personagem que irá comandar a cidade durante os três dias de comemorações. Além disso, para acompanhar a mudança no governo, o nome e a bandeira também são alterados. Em Maastricht, um dos principais pólos do Carnaval Holandês, o nome se torna “Mestreech”, por exemplo. 

Festa nas ruas 

Os foliões se espalham pelas ruas assim como no Brasil, reunindo amigos e familiares. Na Holanda, é comum levar familiares para as celebrações e, grande parte das vezes, os que mais aproveitam a festa são os idosos. “A cultura holandesa preza pela união familiar e companheirismo, por isso, o Carnaval é uma festa para celebrar com os parentes e um momento para levar alegria para os anciãos de cada lar”, explica o presidente da Associação Cultural Brasil Holanda (ACBH), Koob Petter.

E as fantasias também tomam conta das ruas, com muitas cores e adereços. Porém, como a celebração holandesa é realizada no inverno, as roupas são voltadas para garantir o calor e também conforto durante os três dias de folia. “O inverno holandes é muito rigoroso, por isso, todas as vestimentas são pensadas para terem muitas camadas e também serem confortáveis para caminhar pelas ruas”, conta Koob. 

Humor e ironia 

Nos trajes e também carros alegóricos, menores do que os brasileiros, é comum perceber críticas aos políticos locais ou sátiras. Além disso, as fantasias visam sempre um lado engraçado ou até mesmo “esquisito”, e não somente a beleza ou o corpo. “Os holandeses são, em sua maioria, mais reservados. Porém, o Carnaval é um momento para se abrir para brincadeiras, sátiras e folia, sempre respeitando os valores da cultura”, explica o presidente da associação.

Na Holanda, o Carnaval é celebrado durante três dias, principalmente na região Sul do país. No Norte, o feriado ainda não é tão comemorado, o que também acontece nas colônias holandesas do Paraná, quando a data acompanha alguns dias de folga, mas não é celebrada. 

Sobre a ACBH

A Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH) é uma organização formada por holandeses e descendentes de holandeses no Brasil, oriundos de diversas colônias. Visa preservar o patrimônio histórico artístico e cultural holandês e brasileiro para a posteridade. Também quer incentivar, desenvolver e divulgar as várias formas de expressão cultural. Mais informações: https://www.acbh.com.br/.

Share:

Latest posts

Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Ventura Shopping
Shopping promove arraiá com atrações e descontos

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >
Ventura Shopping
Shopping promove arraiá com atrações e descontos
Neste fim de semana, dias 6 e 7 de julho, das 14h às 18h, o Ventura Shopping realiza o Grande Arraiá,...
Saiba mais >
Envato
Como usar Arte para melhorar educação de crianças e adolescentes
Arte é ferramenta para desenvolvimento de compreensão do mundo Teatro, dança, música, artes plásticas,...
Saiba mais >