Imagem: Freepik

A sua imagem é a sua voz!

Parece um pouco estranho comparar a imagem com a voz?

No entanto, a voz a que me refiro está simbolicamente relacionada à imagem pessoal. O profissional que trabalha com comunicação já está bem familiarizado com os 4 Cs da comunicação: clareza, consistência, coerência e confiança.

Para que isso aconteça de maneira genuína, é necessário saber exatamente o que se deseja expressar com suas roupas, incluindo sua postura e linguagem visual.

A liberdade dos tempos contemporâneos não apenas afetou a maneira como tratamos as pessoas, mas também permitiu  que nos vestíssemos de forma mais descontraída. Entretanto, muitas vezes, essa descontração pode fazer que percamos um pouco de nossa distinção e personalidade, que são fatores essenciais para o poder da imagem pessoal.

A roupa é uma forma de expressar nossa identidade por meio de nossas preferências e escolhas. Às vezes, nos envolvemos tanto com o que é dito por uma tendência que acabamos agindo de modo automático, perdendo o poder da comunicação e deixando de ser claros sobre o que queremos expressar.

Os códigos para se vestir como um profissional de comunicação até os anos 2010 eram muito rígidos. Existia uma regra geral sobre o uso de roupas com listras, pois causavam distrações na tela ou em palestras, provocando desconforto para a audiência. Mesmo que a padronagem de listras das calças masculinas estivesse em alta na alfaiataria, e as mulheres sempre trajassem um visual mais rigoroso, trazendo um conceito clássico ao se vestir, não funcionava bem naquele contexto.

Os tempos pós-modernos trouxeram grandes mudanças e, atualmente, as vestimentas carregam uma mensagem mais descontraída. Mas é preciso ter muito cuidado!  A linha tênue entre o descontraído e o descuidado é muito frágil, e ultrapassá-la pode prejudicar um dos “Cs” da comunicação: a confiança.

A imagem pessoal é de extrema importância para o profissional, independentemente da área em que atua. Pensar que as roupas podem emitir uma mensagem já deixa claro sua relevância, e os acessórios podem ser utilizados para emitir e reafirmar uma coerência com o vestir.

Por isso, se temos os 4 “Cs” na comunicação, podemos fazer uma relação com os 4 “Cs” para o vestir:

Clareza: a roupa que vestimos deve estar de acordo com a mensagem que queremos transmitir.

Consistência: sua comunicação deve se alinhar com sua apresentação.

Coerência: acessórios como jóias, pulseiras e relógios, funcionam como pontos de elegância, reforçando a mensagem.

Confiança: saber o que se quer expressar e vestir-se para alcançar esse objetivo.

Nada é mais seguro visualmente do que ter a certeza de que estamos transmitindo aos outros a essência de quem somos. Saber vestir-se de acordo com nossa identidade encanta por onde passamos! 

 

Claudia Piantini

Professora e Consultora de Imagem Pessoal

Share:

Latest posts

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%
Acompanhar resultados de perto permite identificar pontos de melhoria e desenhar estratégias mais assertivas...
Saiba mais >
Crédito: Freepik
9 dicas para utilizar inteligência artificial nos estudos
Aplicação sem critério pode limitar autonomia e criatividade, prejudicando aprendizado, alertam especialistas Um...
Saiba mais >