O “bom dia” no WhatsApp precisa de complemento!

Por Iara Maggioni*

Em 2024, o WhatsApp completará 15 anos de existência, consolidando-se como a rede social mais usada no Brasil. É raro encontrar alguém que não a utilize – a estimativa é de 93,4% dos brasileiros com contas no aplicativo. Porém, mesmo com tanta popularidade, nem todos usam o comunicador da maneira mais eficiente, mas essa é minha avaliação pessoal e você tem todo o direito de discordar.

O primeiro erro é achar que WhatsApp é uma ligação telefônica. Eu sei que sou de uma geração que pagava por cada SMS enviado e, portanto, precisava dizer tudo em uma única mensagem, com um limite de caracteres – acho que isso me ensinou a ser direta. No entanto, o que percebo hoje é a falta de habilidade para iniciar uma conversa,  especialmente no ambiente de trabalho.

Não são raras as vezes em que recebo mensagens do tipo: “Oi, tudo bem?”, e suas variações como “Bom dia, como vai?”, ou “Boa tarde, pode falar?”. “Oi, aqui é o fulano de tal.” Não há problema com essas  abordagens em si. O problema surge quando muitas vezes elas não têm complemento. E aí, eu acho que isso não faz sentido, pois o WhatsApp não é uma ligação telefônica em que a pessoa responde imediatamente porque está conversando diretamente com você.

É perfeitamente possível iniciar com um “Bom dia, como vai?”, e logo em seguida completar com o que precisa, de fato, ser dito. Não sejamos hipócritas, queridos leitores, grande parte das perguntas “Tudo bem?” não tem, de fato, o objetivo de saber como a outra pessoa está. O propósito é iniciar o assunto mais importante a ser dito, e tá tudo bem!

Para mim, a expressão “Oi, tudo bem?” é como verbo transitivo. Aos que não lembram dessa parte da sintaxe da língua portuguesa, explico: verbos transitivos exigem complemento, ou seja, não podem ser utilizados sozinhos. Quando você inicia uma frase e diz “Eu gosto”, é preciso que seja dito do que você gosta para que a mensagem seja compreendida. Ou quando você simplesmente diz “Eu quebrei”. Se não há complemento indicando o que foi quebrado, a outra pessoa fica sem entender sobre o que você está falando.

Ser direto nas mensagens de “Bom dia, Boa tarde, Boa noite” e suas variáveis otimiza o tempo de quem fala e de quem responde. Se você, logo depois da saudação, já diz o assunto que precisa tratar, receberá, além do bom dia, a resposta de que precisa e poderá ir para próxima demanda de trabalho tranquilamente. 

Claro, como disse no início do texto, essa é a minha avaliação sobre como é possível utilizar o WhatsApp de forma mais ágil no trabalho. Se você pensa diferente, não há problema nenhum. Só sugiro que você saiba como pensa a outra pessoa com quem você conversa. Na dúvida, mande a mensagem completa, com o que precisa resolver. Até hoje, não conheci ninguém que tenha ficado incomodado por não ter recebido uma resposta ao “Bom dia”. Já o contrário, é fácil encontrar…

*Iara Maggioni é assessora de imprensa na Central Press e apresentadora do podcast Tem Conversa.

Share:

Latest posts

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%
Acompanhar resultados de perto permite identificar pontos de melhoria e desenhar estratégias mais assertivas...
Saiba mais >
Crédito: Freepik
9 dicas para utilizar inteligência artificial nos estudos
Aplicação sem critério pode limitar autonomia e criatividade, prejudicando aprendizado, alertam especialistas Um...
Saiba mais >