[flgallery id=650 /]
Central 156 registra chamados referente ao mosquito
Com o aumento das temperaturas e do volume de chuva, a proliferação de vírus e bactérias aumenta consideravelmente. Temido pela população, o mosquito Aedes aegypti é um dos parasitas que se reproduzem em ambientes característicos do verão e pode transmitir até três doenças diferentes: dengue, febre chikungunya e zika. Apesar de os sintomas serem parecidos, cada doença traz consequências diferentes para o organismo e, em alguns casos, pode levar até a morte.
A melhor forma de combate é a prevenção e participação dos habitantes nas campanhas contra o mosquito. Não acumular lixo e recipientes que retenham água, colocar areia nos vasos de plantas, limpar calhas e caixas d´água são algumas medidas simples que podem ajudar a evitar o problema.
Mas, o que fazer quando o perigo não está no próprio quintal e sim num local público ou terreno vizinho? É neste ponto que a tecnologia pode facilitar a vida do cidadão e agilizar os serviços da prefeitura. A Central 156 de Curitiba, por exemplo, disponibiliza uma ferramenta na qual é possível solicitar limpeza de locais públicos, como praças e parques, denunciar locais que tenham água limpa e parada, além de obter orientações para prevenção e combate dos focos do mosquito. O serviço, que é desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), pode ser acessado via site, telefone e celular.
De acordo com a Central, as demandas referente ao mosquito são mais expressivas nesse período do ano. Alguns órgãos, como a Secretaria Municipal do Urbanismo e Secretaria Municipal do Meio Ambiente são envolvidos em uma força-tarefa para atender aos pedidos que possuem fluxo de urgência dentro do sistema.
Segundo o coordenador de Atendimento ao Cidadão do ICI, Ozires de Oliveira, somente no período de janeiro a novembro deste ano foram atendidas 10.907 solicitações e informações na Central 156, referente ao mosquito da dengue. O grande desafio das prefeituras nesta época do ano é contar com o apoio da população para reduzir os casos das doenças em todo o País. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza informações gerais referentes à doença no site: www.saude.curitiba.pr.gov.br/
Sobre o ICI
O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) é uma organização que desenvolve e implementa soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para o setor público. Criado em 1998, o ICI tem atuação em todo o território nacional e possui uma linha completa de produtos e serviços de informática, que transformam os municípios brasileiros em cidades inteligentes gerando economia e integração e cruzamento de dados de setores como Educação, Saúde e Mobilidade. Mais informações: http://www.ici.curitiba.org.br