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Cinco motivos para contratar uma assessoria de imprensa

Postado no dia: 11 de dezembro de 2017
Cinco motivos para contratar uma assessoria de imprensa

Você está conferindo as notícias no jornal ou revista e se depara com uma matéria que fala exatamente sobre o que você faz. Bem, você é especialista naquela área, tem clientes satisfeitos, mas não é o seu nome que aparece lá. Por que será?

Lógico que as matérias demandam fontes limitadas, mas se você não tem uma assessoria de imprensa, bem, vai ser mais difícil ser descoberto para falar sobre aquele assunto que você domina. Além disso, diversas empresas comprovam: investir em uma assessoria pode trazer um ótimo retorno para suas atividades, aumentando público de eventos, fazendo seu produto ser conhecido no mercado e, até, gerando novos negócios em ações de relacionamento.

Por isso, trouxemos uma lista com cinco motivos para contratar uma assessoria de comunicação. Confira:

1. Bons redatores sabem trabalhar bem um assunto

Assessores são, por experiência, bons contadores de história. Eles conseguem transformar o conteúdo em uma leitura prazerosa e informativa, mas encaixando sua marca com seriedade nesse processo. Entenda: um assessor de imprensa ou de comunicação não é um publicitário. Boas histórias vão depender também dos esforços das empresas em oferecerem produtos e serviços de qualidade, além de boas histórias, ou seja, que gerem interesse e informação de relevância para notícias e artigos. Também é importante disponibilizar o tempo de seus especialistas para compartilhar suas experiências sobre assuntos correlatos às suas áreas.

2. Comunicadores se entendem

Uma assessoria de comunicação é composta por diversos profissionais da área, sendo que grande parte do time é formada em Jornalismo, Comunicação Institucional e Relações Públicas. Além disso, quando o trabalho é executado há anos, as redações e blogueiros conhecem a reputação e a credibilidade das pautas enviadas pela agência, o que facilita a leitura do texto recebido.

Além disso, podemos dizer que falamos a mesma linguagem: produzido em formato jornalístico, o texto elaborado por uma assessoria de imprensa busca facilitar a vida das redações, já apresentando diversos dados que podem ser utilizados em uma reportagem ou postagem.

3. É necessário estar preparado antes de uma crise

Não importa o quão séria a sua empresa seja: ela sempre está suscetível a uma crise, que pode facilmente manchar a reputação que foi construída em anos de trabalho. Nesses casos, a função da assessoria é minimizar as possíveis consequências, informando à imprensa os dados sobre o evento, sem que isso piore a situação. Um dos grandes erros é o silêncio. Outro, é falar demais. Em um gerenciamento de crise, todas as palavras são medidas para não passar a impressão errada e acabar agravando a situação.

4. Media training para saber lidar com a imprensa

Realizar um media training é um dos papéis das assessorias de comunicação. Você sabe o que é isso? Trata-se de uma treinamento para saber lidar com jornalistas, aprendendo como se portar diante das câmeras, como se tornar um porta-voz de sua empresa e como otimizar o tempo que você tem para passar sua mensagem. Dessa maneira, quando ocorre uma entrevista ou até uma situação difícil, como uma crise, você consegue extrair o melhor do momento.

5. Investimento que cabe no bolso para pequenas e médias empresas

Quando você faz as contas para verificar o quanto teria que gastar para colocar a sua marca nos veículos de comunicação, acaba conferindo que o valor de investimento é alto. Lógico que investir em publicidade é importante e necessário, entretanto, ao optar por manter também uma assessoria de imprensa, você pode conquistar espaços editoriais, aumentando a credibilidade da marca. E, certamente, o montante gasto será menor do que você gastaria se tivesse anúncios nos mesmos espaços em que as matérias são publicadas.

 

Gostou da ideia de ter uma assessoria de imprensa? Keep calm and Central Press: estamos no mercado há 20 anos, sendo uma das agências mais reconhecidas e premiadas do Brasil. Com sede em Curitiba (PR) e operações em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Campo Grande e Cuiabá, mantemos uma equipe multidisciplinar, formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial.

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