Solução combina inteligência artificial generativa, orquestração de agentes e atendimento totalmente conversacional para transformar o RH no Brasil
Em um cenário corporativo em que agilidade, personalização e conveniência são demandas cada vez mais urgentes, a colaboração entre Senior Sistemas e IBM Brasil promete redefinir a relação entre o setor de Recursos Humanos e colaboradores. As empresas acabam de anunciar a assistente virtual inteligente SARA (Senior Agent Recommendation & Analysis) que é capaz de responder a dúvidas trabalhistas, executar tarefas e integrar-se a diferentes sistemas corporativos — tudo por meio de uma experiência conversacional fluida, interativa e instantânea, sem necessidade de telas ou navegação complexa. A assistente virtual inteligente combina assistente cognitivo conversacional, agentes de IA e modelos de linguagem generativa e não generativa em um ambiente híbrido, com governança, segurança e aplicabilidade.
Mais que um chatbot: uma plataforma de conversa orquestrada
A nova tecnologia vai muito além de respostas automatizadas. Seu funcionamento é baseado em um ecossistema de agentes – alguns atuam de forma independente, enquanto outros se conectam e trocam informações para oferecer a melhor resposta possível.
Num dos exemplos apresentados pelas companhias, o colaborador pergunta: “Quantos dias de férias eu tenho?”. O agente principal identifica a demanda e aciona o agente especialista em gestão de férias, que realiza a consulta diretamente no sistema HCM da Senior ou no ERP do cliente. O retorno é entregue em segundos, de forma clara, personalizada e segura. Com essa abordagem, a experiência é única e centralizada para o usuário, mas altamente distribuída e inteligente nos bastidores. A tecnologia também estará disponível na etapa de Admissão Digital, que possibilitará que o colaborador recém-contratado possa interagir com a SARA para o envio e validação de documentos.
Tecnologia IBM e ganhos comprovados
Para a head-executiva de HCM da Senior Sistemas, Jessica Ariane Bartosewiz, a solução nasceu para atender a uma demanda crítica das empresas: “O RH precisa de tempo e energia para trabalhar estratégia, cultura e desenvolvimento de pessoas. Com a SARA, retiramos das mãos do time as tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, permitindo que o foco esteja no que realmente importa, além de garantir ao colaborador respostas rápidas e precisas no momento em que ele precisa”, explica.
O desenvolvimento da SARA contou com a tecnologia IBM watsonx Orchestrate, capaz de gerenciar fluxos de trabalho complexos com agentes de IA e múltiplas integrações. Segundo Carlos Tunes, Strategic Alliances Leader da IBM Brasil, os benefícios são tangíveis: “A IBM vê os agentes de IA como um componente crucial para alcançar produtividade extrema. No caso da SARA, a automação de processos de RH é feita com foco em segurança, governança e ética, garantindo ganhos reais.
A IBM, por exemplo, já utiliza agentes próprios de IA usando watsonx Orchestrate e obteve resultados expressivos, como a redução de 40% no orçamento operacional de RH e 94% das dúvidas atendidas automaticamente”. De acordo com Tunes, após aplicar a mesma arquitetura internamente, a IBM registrou US$ 3,5 bilhões em ganhos de produtividade desde janeiro de 2023, com mais de dezenas de milhões de interações anuais em 77 países, 100% de adoção gerencial e aumento de 55 pontos no NPS de RH.
Impacto direto para RH e colaboradores
Para os colaboradores, a SARA significa menos espera, mais autonomia e conveniência, já que, com ela, é possível:
- solicitar férias e acompanhar aprovações;
- enviar atestados médicos com anexos e justificativas;
- atualizar dados cadastrais, como endereço, dependentes e conta bancária;
- consultar contracheques, benefícios, políticas internas e banco de horas;
- tirar dúvidas sobre direitos, obrigações e datas de pagamento.
Tudo isso estará disponível por canais já familiares, como WhatsApp, Microsoft Teams, Slack ou portal web, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. “Para o RH, o impacto da automação pode levar à redução de até 70% das demandas operacionais repetitivas, liberando tempo para iniciativas mais estratégicas e melhorando a satisfação dos colaboradores”, explica Juliana Maria, head de Talent Management na Senior.
A head destaca que os exemplos apresentados representam apenas uma pequena fração do potencial da SARA, cuja inteligência pode ser continuamente aprimorada a partir das bases de dados de cada empresa. Isso permite que a assistente evolua para responder às dúvidas operacionais, mas também a questões mais complexas e específicas como critérios de participação em processos internos, planos de desenvolvimento individual, metas, cursos em andamento em plataformas como a Konviva, entre outros. “Tudo o que diz respeito à jornada do colaborador e que poderia ser respondido por uma FAQ pode ser treinado na SARA. A diferença é que agora ela aprende, interpreta e responde com base nos dados reais da empresa, sempre respeitando a governança e os limites de acesso definidos pelo RH.”
Governança e segurança como diferenciais
A arquitetura da SARA foi concebida visando a conformidade com a LGPD, segurança no acesso às informações e aplicabilidade dos modelos de IA — permitindo que decisões automatizadas sejam auditáveis e transparentes. Além disso, a plataforma oferece parametrização no-code, o que facilita a gestão sem necessidade de programação, e mantém a flexibilidade de integração com diferentes modelos de IA, inclusive proprietários do cliente.
Sobre a IBM
A IBM é uma fornecedora global líder de nuvem híbrida e IA, e consultoria especializada. Ajudamos clientes em mais de 175 países a capitalizar insights a partir de seus dados, agilizar processos de negócios, reduzir custos e a ganhar a vantagem competitiva em suas indústrias. Milhares de entidades governamentais e corporativas em áreas de infraestrutura crítica, como serviços financeiros, telecomunicações e saúde, contam com a plataforma de nuvem híbrida da IBM e Red Hat OpenShift para impactar suas transformações digitais de forma rápida, eficiente e segura. O avanço das inovações da IBM em IA, computação quântica, soluções em nuvem específicas da indústria e consultoria entregam opções abertas e flexíveis aos nossos clientes. Tudo isso é apoiado pelo lendário compromisso de confiança, transparência, responsabilidade, inclusão e serviços da IBM. Acesse www.ibm.com para mais informações.
Sobre a Senior
A Senior Sistemas é a escolha de empresas líderes de mercado que buscam inovação e gestão de alta performance. A multinacional oferece um portfólio completo que abrange todas as etapas da cadeia produtiva em setores estratégicos da economia, como Agronegócio, Atacado e Distribuição, Construção, Indústria e Logística. Com 35 anos de excelência, Senior transformou a gestão de mais de 13 mil empresas de médio e grande porte no Brasil e em outros países da América Latina, incluindo companhias de referência em seus segmentos, como Correios, Magazine Luiza, Syngenta, Hering, Dudalina, Volkswagen, Honda, Mercedes-Benz, Suzano, Weg, Direcional, MPD, Tenda, entre outras. Com 11 filiais e três mil colaboradores no Brasil e no exterior, a Senior mantém 160 canais de distribuição e cresce acima de 20% ao ano em receita líquida há cinco anos consecutivos. A Senior acredita que, com sua profunda expertise e soluções tecnológicas, tem a oportunidade de impulsionar empresas rumo à maior eficiência operacional, expansão de receitas e liderança em seus segmentos. Por isso, entrega mais que tecnologia. Para mais informações, visitewww.senior.com.br.