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Comprador ganha papel estratégico dentro das empresas, mas precisa se adaptar às novas demandas
O combate à corrupção é hoje uma exigência de toda a sociedade. Consumidores estão mais conscientes e, diante disso, as empresas também precisam se adequar aos novos tempos. A mudança no perfil do comprador deixa de ser apenas uma questão de melhoria dos processos e de ganhos financeiros e passa a ser de vital importância para a imagem da empresa. A implantação de programas de governança corporativa e política de compliance, cada vez mais comum dentro das organizações, está obrigando os setores de compras a mudarem suas práticas, deixando para trás velhos hábitos e encontrando novas formas de se relacionar com o mercado. Muitas vezes, o volume de dinheiro que passa pelas mãos do comprador pode chegar a dois terços do faturamento da empresa. Transparência, rotatividade de fornecedores e processos rígidos de auditoria fazem parte dessa nova realidade.
Diante de tudo isso, o profissional dessa área ganhou destaque e visibilidade, passando a ser reconhecido com um parceiro estratégico importante para todo o processo produtivo. Quem trabalha com compras precisa estar sempre atualizado e bem informado – pronto para realizar análises técnicas, financeiras e tributárias, além de possuir habilidades como alto poder de negociação, facilidade para trabalhar em equipe, boa comunicação e capacidade de gestão de conflitos.
Atento à crescente demanda por profissionais especializados nessa área, o comitê de compras da Amcham – Brasil (Câmara de Comércio Americana) de Curitiba (PR) enxergou a necessidade de mudança no perfil dos profissionais existentes no mercado e se uniu a grandes empresas para desenvolver, na Universidade Positivo (UP), um MBA que atendesse à expectativa do mercado. “O principal diferencial do curso está justamente no fato de que o conteúdo foi estruturado a partir deste novo foco”, afirma Luciano Schechtel, coordenador técnico do MBA em Gestão de Compras. Um dos módulos de destaque é o Strategic Sourcing, concebido para trabalhar a visão estratégica do comprador, que deve verificar o que é importante comprar olhando para dentro da empresa e, posteriormente, analisando o mercado. “O profissional da área de compras não deve apenas buscar o maior desconto possível, é preciso fazer um acompanhamento da estratégia da empresa e se perguntar sempre de que forma ele deve se aliar ao fornecedor para oferecer a melhor solução para o cliente”, destaca Schechtel.
As inscrições para o MBA em Gestão de Compras estão abertas e a próxima turma está prevista para começar no dia 30 de agosto. Mais informações pelo site http://www.up.edu.br/pos-
Serviço
MBA em Gestão de Compras – Universidade Positivo
Duração: 440 horas
Início: 30/08/2017
Previsão de Término: Outubro de 2018
Aulas quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h50
Local: Universidade Positivo – câmpus Ecoville (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville)
Investimento: 20 parcelas de R$ 441,00. Taxa de pré-matrícula: R$ 150,00 (o valor da taxa será abatido na primeira mensalidade).
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.