Confira 6 grandes dúvidas sobre alinhadores transparentes

Com o tratamento cada vez mais popular, cresce a busca por informações

Os alinhadores transparentes são aparelhos ortodônticos removíveis, produzidos com alta tecnologia e material flexível e transparente, oferecendo mais conforto para os pacientes. Por serem quase imperceptíveis, tornaram-se uma opção estética muito procurada. Confira e tire as principais dúvidas sobre esse tratamento.

Como funcionam os alinhadores?

O tratamento é totalmente personalizado. O processo começa com uma avaliação profissional detalhada, onde o dentista realiza um escaneamento digital da boca para elaborar um plano de tratamento. O uso de um software especializado permite visualizar a progressão do tratamento até o resultado final. Com base nesse plano, os alinhadores são produzidos por fabricantes como a ClearCorrect e enviados ao dentista, que entregará ao paciente e o orientará com relação ao uso adequado. São vários alinhadores, geralmente trocados a cada duas semanas, e cada um move os dentes gradualmente até a posição planejada, corrigindo problemas de alinhamento e oclusão.

São indicados para todos os casos?

O alinhador é eficaz para tratar diversos problemas ortodônticos, incluindo casos mais complexos. No entanto, é o especialista que pode indicar qual a melhor opção para cada paciente.

Os alinhadores são confortáveis?

Sim, o conforto é uma das principais vantagens. Embora a movimentação dos dentes, que acontece em todos os tipos de tratamento ortodôntico, possa causar algum nível de incômodo, os pacientes relatam que com os alinhadores o incômodo é menor em comparação com os aparelhos tradicionais. Isso ocorre porque o material plástico utilizado nos alinhadores é suave e se adapta bem aos dentes

Quanto tempo dura o tratamento?

Varia conforme o caso. Em diversas situações, os alinhadores corrigem o posicionamento dos dentes mais rapidamente que outros tipos de aparelho. Mas, para isso, é essencial usá-los corretamente e pelo tempo necessário, e trocá-los nos períodos determinados.

Devem ser retirados para comer e escovar os dentes?

Sim, e este é outro grande benefício. Como são removíveis, possibilitam uma alimentação sem restrições e facilitam muito a higiene bucal, que é fundamental antes de recolocar os alinhadores. 

Crianças podem usar alinhadores?

Sim. O tratamento precoce pode prevenir complicações futuras. A dentista especialista em Ortodontia da ClearCorrect, Fernanda Santini, destaca que a avaliação profissional é essencial para diagnosticar e tratar problemas ortodônticos precocemente. “Vai depender muito do tipo de problema que a criança apresenta. Por isso, é muito importante a avaliação de um profissional na indicação do uso. Se a criança, por exemplo, passa por uma perda precoce de dentes, não tem espaço adequado na boca ou tem um grande desalinhamento dos dentes, e tudo isso é tratado precocemente, podemos evitar um problema maior futuramente. Por isso, é super importante levar a criança ao dentista, para que o diagnóstico aconteça o quanto antes e se evite problemas maiores no futuro”, explica.

Share:

Latest posts

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Ferramentas de inteligência artificial e monitoramento digital foram apresentadas em encontro técnico...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Iniciativa pioneira da GT Building reforça compromisso com educação corporativa e oferece acesso aberto...
Saiba mais >
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil
Obra de Ricardo Reis propõe nova visão sobre a profissionalização da gestão condominial no país A Reis...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Empreendimento residencial no Paraná aposta em tripla certificação e práticas inéditas de sustentabilidade
Projeto da GT Building combina eficiência hídrica e energética, conforto ambiental e paisagismo regenerativo...
Saiba mais >