Cronograma de estudos para reta final do Enem 2022

A pouco menos de dois meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – e perto de começar uma nova temporada de vestibulares -, estudantes de todo o país começam a intensificar a preparação para encarar essas provas. Embora meio ano letivo já tenha ficado para trás, ainda é possível se organizar para garantir bons resultados.

Para o coordenador do Núcleo de Evolução de Conteúdo do Sistema Positivo de Ensino, Norton Frehse Nicolazzi Jr., o segundo semestre está cheio de oportunidades e de responsabilidade para quem quer começar 2023 na universidade. “Esta é a reta final de preparação para essas provas e exames, então é preciso organizar a rotina e incluir também momentos de relaxamento. Cuidar dos conteúdos é importante, mas não podemos esquecer da saúde mental”, afirma. O especialista preparou um cronograma com o planejamento e a organização ideais para que os próximos meses sejam produtivos.

Faltando cerca de dois meses para a prova

A primeira dica para os últimos meses de estudo é se organizar. Distribua os horários de aula em um calendário semanal que preveja, ainda, horários para atividades físicas, para horas suficientes de sono, para o lazer e para o convívio social. Ter tarefas a seguir todos os dias ajuda a não perder o foco e, ao mesmo tempo, manter uma rotina equilibrada.

Que tal começar a revisar os conteúdos e identificar aqueles em que você tem alguma dificuldade? Este é um bom momento para encarar os pontos fracos, porque ainda dá tempo de solucionar as dúvidas com os professores da escola ou do cursinho preparatório. “Dedicar-se mais aos conteúdos de que você mais gosta é uma tendência natural do ser humano. Mas é fundamental lembrar que, para ter bons resultados, você deveria fazer o contrário e dar mais atenção àquelas matérias que são uma pedra no seu sapato. Compreender melhor essas matérias é que te dará vantagem sobre os demais candidatos”, explica o especialista.

Como está o seu repertório cultural? A pouco menos de dois meses do exame, tente começar a incluir na sua agenda diária bons filmes, séries, livros e até podcasts que possam te ajudar a construir e ampliar esse repertório. “Além de ajudar na hora de escrever a redação, um bom repertório cultural também é uma ferramenta poderosa na resolução de toda a prova. E, para completar, esse costume é, ainda, uma forma de relaxar em meio à rotina estressante de estudos”, aconselha.

Faltando cerca de um mês para a prova

Ao longo da sua preparação para o Enem e os vestibulares, realizar simulados é uma prática indispensável, dizem os especialistas. Afinal, somente tendo contato com questões que já foram cobradas em anos anteriores você poderá entender melhor como essas provas e exames são estruturados. Com aproximadamente um mês de antecedência, uma boa dica é revisitar esses simulados, sempre tentando resolver questões em que você já teve alguma dificuldade.

Essa também é a hora certa para um simulado cronometrado com o tempo real disponível para resolver a prova. “Procure um ambiente silencioso, em que você possa se concentrar pelo tempo determinado para aquela prova. Deixe o celular longe e tenha à disposição água e alimentos leves que deem energia, assim como acontece na prova de verdade”, detalha Nicolazzi. Ao final, confira o gabarito para ter um termômetro de como está seu desempenho. Com esse resultado em mãos, tire as últimas dúvidas sobre os conteúdos com seus professores.

Faltando cerca de 15 dias para a prova

Faltando apenas duas semanas para o exame, não será possível recuperar os conteúdos que você ainda não conseguiu solidificar. Então, aproveite esse período para garantir que sabe todo o possível sobre os conteúdos que você já domina. Revise detalhes e esteja afiado naquelas áreas em que você se destaca. “Nesse momento, a atenção deve ser destinada àquilo que o estudante já sabe. Revisões no material didático, cadernos, esquemas e anotações são fundamentais para que uma visão panorâmica do ano letivo seja contemplada às vésperas da prova”, afirma.

Faltando uma semana para a prova

Intensifique os momentos de relaxamento e atividades físicas, além de se alimentar bem. “Essa é a hora de não inventar modas. Os dias que antecedem a prova devem ser de manutenção da rotina habitual. Manter os horários de dormir e acordar é um cuidado essencial, assim como a alimentação deve ser aquela costumeira, do dia a dia, com a qual o organismo já está habituado. Essas dicas ajudam a evitar surpresas desagradáveis no dia da prova”, finaliza.

________________________ 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino 

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Share:

Latest posts

Créditos: Rutenio Júnior
Shopping promove tributo à banda RBD
Crédito: Envato
Por que empresas de sucesso apostam na diversidade?
mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Rutenio Júnior
Shopping promove tributo à banda RBD
O Ventura Shopping realiza, nesta sexta-feira, 19 de julho, às 19h30, um tributo ao RBD como parte da...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Por que empresas de sucesso apostam na diversidade?
Companhias que promovem a diversidade colhem benefícios como inovação, criatividade e um ambiente de...
Saiba mais >
mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios
Evento vai reunir profissionais do setor no dia 22 de julho, às 19h, na Fazenda Churrascada Ampliar...
Saiba mais >
Comum entre crianças e adolescentes, desalinhamento dental causa dificuldades na mastigação e fala, distúrbios no sono e pode ocasionar perda de dentes Créditos: Envato
Mais de 35% dos adolescentes brasileiros possuem condição de saúde bucal que pode afetar a qualidade de vida; saiba qual
Impactos, além da estética, incluem função mastigatória e saúde das articulações A má oclusão, conhecida...
Saiba mais >