Dia de São Nicolau (5/12): conheça a história do bispo que inspirou Papai Noel

Não é só o Papai Noel que chega para trazer os presentes das crianças no mês de dezembro. Conhecido como São Nicolau ou “Sinterklaas”, o tradicional personagem da cultura holandesa desfila em seu cavalo pelas ruas da cidade distribuindo mimos para as crianças que colocam sapatos na lareira para que o amigo das crianças deixe um presente durante a noite; cenouras também são colocadas para alimentar o cavalo.

Nicolau foi um bispo da Turquia, santificado no século IX, que ficou famoso por sua bondade e ajuda que prestava aos pobres e desamparados. Após um tempo, foi criada uma lenda sobre o santo. Nos dias de hoje, as crianças de origem holandesa acreditam que todos os anos ele embarca em um navio vindo da Espanha com seus ajudantes para presentear as crianças que se comportam.

Tradição mantida por imigrantes e adaptada à pandemia

Para celebrar a data, os imigrantes holandeses que moram na região dos Campos Gerais (PR) mantêm a tradição do país. Neste ano, devido à pandemia, a comemoração será por drive-thru, com horário marcado, e cada um terá sua chance de ganhar o presente e tirar fotos com o Sinterklaas e seus ajudantes, no dia 4 de dezembro, no Clube Castrolanda, em Castro.

Em Arapoti, colônia holandesa no Paraná, a celebração será durante a tarde com as crianças aguardando a chegada do Sinterklaas. Tânia Gerdiena Bronkhorst Kool, que é voluntária na diretoria do ensino holandês do Colégio Colônia Holandesa, conta que os pequenos ficam ansiosos com a data. “A expectativa é sempre muito grande para a chegada deste dia, começando com o calçado na frente da lareira, onde pela manhã tem um presentinho. Há também ansiedade e curiosidade para ver se o Zwarte Piet, ajudante do Sinterklaas, está à espreita, observando o comportamento das crianças”, diz Tânia.

Katia Loman, secretária da diretoria da Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH), reforça que cada costume mantido e incentivado por imigrantes é importante para que novas gerações preservem as histórias de seus antepassados. “As tradições sempre valorizam e são o diferencial de toda cultura, e com o Sinterklaas não é diferente”, comenta.

Sobre a ACBH

A Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH) é uma organização formada por holandeses e descendentes de holandeses no Brasil, oriundos de diversas colônias. Visa preservar o patrimônio histórico artístico e cultural holandês e brasileiro para a posteridade. Também quer incentivar, desenvolver e divulgar as várias formas de expressão cultural. Mais informações: https://www.acbh.com.br/

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >