+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Dia do Bacon: que tal celebrar a data com menu completo?

Postado no dia: 28 de agosto de 2019
Dia do Bacon: que tal celebrar a data com menu completo?

Sugestão é preparar a entrada, o prato principal e a sobremesa utilizando o ingrediente mais consumido no mundo

  1. Bacon pode ser muito mais que um complemento ou adicional na refeição Créditos: divulgação

No próximo domingo, 1º de setembro, será celebrado o Dia Internacional do Bacon. E para ficar de “bacon a vida” nada melhor que comemorar a data degustando pratos que utilizam o ingrediente mais consumido do mundo. 

Além dos tradicionais hambúrgueres, dos medalhões, do molho carbonara e da feijoada, o toucinho defumado pode ser muito mais que um complemento ou adicional na refeição, podendo ser a estrela principal de pratos frios, quentes e de sobremesas para agradar até mesmo aos paladares mais exigentes. A Alegra, fabricante de carne suína sediada em Castro (PR), propõe uma refeição completa usando bacon nas receitas. Confira:

Entrada: Salada com Bacon Alegra

Ingredientes:

300g de Bacon Alegra em tiras

4 colheres (sopa) de azeite

Croutons e gergelim torrado para polvilhar

½ limão

½ maço de acelga em tiras

½ maço de agrião

½ maço de alface em tiras

1 maçã em cubos

½ pepino japonês em rodelas

Sal

Modo de preparo:

Em uma frigideira antiaderente, frite as tiras de bacon na própria gordura até que fiquem douradas. Depois, retire e as reserve. Em uma tigela, misture todos os demais ingredientes picados (acelga, alface, agrião, pepino, maçã, suco do limão, azeite e sal a gosto). Transfira a mistura para uma saladeira, acrescente o bacon e polvilhe com os croutons e com o gergelim. 

Prato Principal: Escondidinho de Bacon Alegra

Ingredientes: 

Alho

Bacon Alegra

Batata

Calabresa Alegra

Cebola

Leite 

Manteiga

Mussarela

Pimenta do Reino

Tomate

Vinho Branco Seco

Modo de Preparo: 

Primeiro, coloque no liquidificador quatro batatas pré-cozidas e descascadas. Acrescente uma xícara de leite, uma colher de sopa de manteiga e uma pitada de sal. Misture até a massa atingir a consistência desejada (semelhante a um purê). Caso precise engrossar, basta acrescentar mais batatas. 

Para o recheio, refogue o bacon Alegra picado no próprio óleo. Depois, acrescente a cebola, o alho e o tomate, todos picados. Quando estiverem bem refogados, acrescente a calabresa Alegra ralada e em seguida um cálice do vinho, uma colher de manteiga e uma pitada da pimenta do reino. Espere secar e acrescente a salsinha.

Despeje o purê no recipiente escolhido, coloque o refogado e acrescente com mais uma camada do purê. Para finalizar, coloque a mussarela ralada por cima e deixe por aproximadamente dez minutos no forno – para gratinar. Confira aqui o vídeo do preparo. 

Sobremesa: Gelato artesanal de goiabada com crispy de bacon

Ingredientes:

Bacon Alegra

1 lata de creme de leite

4 goiabas médias

1 copo de leite

1 lata de leite condensado

Modo de Preparo: 

Descasque as goiabas e bata todos os ingredientes no liquidificador  (se desejar, coe para tirar as sementes). Em seguida, coloque a mistura em um pote com tampa e leve ao freezer por aproximadamente duas horas. Após esse período, bata novamente alternando a  velocidade para atingir a consistência desejada. Depois, retorne a mistura ao freezer por mais uma hora.

Pique o bacon em cubos pequenos e frite no próprio óleo. Depois de frito, coloque em um papel toalha até que a gordura seque. Para servir, coloque o sorvete em uma taça e acrescente alguns cubos de bacon por cima de cada porção.

Sobre a Alegra

A fabricante de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.


Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

Todas as notícias