+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Dia do macarrão: variedades do prato típico italiano agradam cada vez mais o paladar dos brasileiros

Postado no dia: 22 de outubro de 2020
Dia do macarrão: variedades do prato típico italiano agradam cada vez mais o paladar dos brasileiros
  1. Dia Mundial do Macarrão foi comemorado pela primeira vez em 1995, no dia 25 de outubro.Crédito: Pixabay

Fettuccine com ragu de linguiça calabresa é opção para celebrar a data seguindo receitas tradicionais

Ele é o queridinho e o coringa da culinária brasileira. O macarrão faz parte do cardápio de 99,3% dos lares no Brasil, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). O preferido continua sendo o espaguete, mas outras variedades começam a ganhar espaço nas mesas. E as possibilidades são muitas. Na Itália, por exemplo, são mais de 500 tipos de massa. No Brasil, as variedades já chegam a algumas dezenas, com receitas levando, por exemplo, fusilli, penne, talharim e fettuccine. 

O Dia Mundial do Macarrão foi comemorado pela primeira vez em 1995, no dia 25 de outubro, durante o Primeiro Congresso Mundial de Pasta, em Roma. E para celebrar a data a Alegra e a Herança Holandesa prepararam uma receita simples, com calabresa acompanhando a massa fresca. 

Fettuccine com Ragu de Linguiça tipo Calabresa

Ingredientes

  • 1 ½ xícara de farinha de trigo Herança Holandesa
  • 2 ovos grandes
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • ½ colher de chá de sal
  • 500g linguiça tipo calabresa Alegra
  • 3 dentes de alho picados
  • ½ cebola média picada
  • 10 champignons frescos laminados
  • 50ml azeite
  • 1 colher de sopa de orégano fresco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 600ml de molho de tomate
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Em uma superfície lisa e limpa, faça um montinho de farinha e abra um buraco de aproximadamente 7 centímetros no meio. Coloque os ovos, o sal e o azeite no espaço aberto. Com um garfo, misture tudo lentamente, incorporando um pouco de farinha a cada vez. Misture tudo até formar a massa.

Sove a massa com as mãos de sete a dez minutos, até que ela esteja lisa e elástica. Use um pouco mais de farinha para evitar que ela grude na superfície do trabalho. Faça uma bola e enrole bem com plástico filme. Deixe descansar em temperatura ambiente durante 30 minutos.

Divida a bola de massa em dois. Usando um rolo de macarrão, abra a massa até ficar fininha. Pegue as pontas e junte-as no meio da massa. Corte tiras de cerca de 0,5 centímetro. Polvilhe mais farinha para evitar que os fios grudem. Reserve e repita o procedimento com o restante da massa.

Ferva água numa panela, acrescentando bastante sal. Cozinhe o macarrão de 2 a 3 minutos, ou até ficar al dente.

Para o ragu, em uma frigideira aquecida, coloque o azeite de oliva, a cebola e deixe refogar. Acrescente a calabresa Alegra, esmague com uma colher e refogue até dourar. Adicione os champignons laminados, deixar refogar, mexendo até os cogumelos murcharem. Coloque o orégano, o molho de tomate e a manteiga. Após ferver, adicione sal e pimenta. Sirva a massa com o ragu.

Sobre a Alegra

A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem- estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e excelência.

A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle – de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.

Todas as notícias