Em que posso ajudar? Três fatos sobre omnichannel que você precisa saber para aproveitar melhor compras e serviços

Cada vez mais o cliente está em busca de facilidades no momento da compra ou de atendimento de serviços. Diversos canais de comunicação e humanização na área de suporte estão entre as prioridades do usuário. Um estudo da Harvard Business Review mostra que 73% dos consumidores usam vários canais da mesma empresa durante o processo de compra. Outra análise, que resultou da pesquisa feita pela Opinion Box, em 2021, revela que 60% dos brasileiros utilizam o serviço de forma híbrida, ou seja, uma parte on-line e outra presencial.

Essa complementação dos canais de comunicação faz parte da estratégia omnichannel. A palavra omni vem do latim que significa “todo”. Já a palavra inglesa channel é traduzida como “canais”. Dessa forma, segundo o CEO da Nexcore, Ricardo Zanlorenzi, o objetivo desse processo é a integração de todos os canais da empresa. “Essa estratégia tem como base utilizar os meios on-line e off-line para que o cliente tenha a melhor experiência. Sendo assim, ele vai poder utilizar-se de todas as formas interligadas para se comunicar com a empresa”, explica.

E entender bem as peculiaridades desse futuro que já chegou pode fazer toda a diferença para uma jornada de compra realmente satisfatória. Confira algumas delas:

1. Omnichannel não é multichannel

Pela diversidade de canais, omnichannel tem o mesmo processo que multichannel? A resposta de Ricardo Zanlorenzi é não. “Uma empresa pode ter os meios on-line e off-line para se comunicar com seus clientes. E alguns consumidores podem comprar na loja física e outros no site, por exemplo. A diferença é que no multichannel esses canais não estão interligados e no omnichannel tudo está conectado”, afirma. Desse modo, o omnichannel pode ser considerado uma evolução dos multicanais.

2. Omnichannel não é cross channel

cross channel é um cruzamento entre os canais de comunicação. Nesse modelo, o cliente tem mais de um canal de atendimento para a compra ou retirada de um produto. “O consumidor faz uma compra on-line e retira o produto na loja. Ou procura o item no site e faz a compra na loja física”, exemplifica o CEO da Nexcore.  Apesar desse cruzamento, o cross channel se diferencia do omnichannel. “O cross é utilizar de maneira complementar os canais. Mas, não há a personalização e integração que o omnichannel permite”, destaca.

3. Personalização e experiência do usuário 

Com o mundo em constante mudança, o omnichannel surge para auxiliar as empresas nos pontos que envolvem não só a tecnologia, mas também o comportamento de consumo. Segundo Ricardo, a melhor maneira do usuário ter uma ótima experiência é personalizando os canais de comunicação com as características da corporação. “O grande diferencial do omnichannel é que a integração faz com que os canais sejam amplos, possibilitando a personalização e identificando os principais problemas para que sejam solucionados pelo software”, finaliza.

Sobre a Nexcore

A Nexcore nasceu há 10 anos com o propósito de construir a melhor plataforma de comunicação entre empresas e pessoas com a máxima experiência no relacionamento. A empresa paranaense de tecnologia é referência no segmento no Brasil e desponta também no cenário internacional, já presente na Colômbia, México, Angola, Alemanha e Moçambique. É parte da estratégia de CX (customer experience) de 200 empresas, com uma rede de mais de 20 mil usuários ativos em instituições nacionais e internacionais em diversos segmentos. Por meio da plataforma omnichannel Nexus Omni Cloud, ajuda a transformar a comunicação entre empresas e consumidores de forma simples, inteligente e humanizada. Mais informações: www.nexcore.com.br.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >