Ensino público de São Vicente trabalha educação socioemocional

Escolas municipais têm material específico para falar sobre emoções e relações interpessoais

A rede pública municipal de educação de São Vicente começa a trabalhar em abril com um material especialmente desenvolvido para falar sobre as emoções e as relações entre as pessoas. Com distribuição para todas as unidades de formação em tempo integral de 1º ano 5º ano, a coleção “Laços: educação socioemocional”, da Aprende Brasil Educação, é uma forma de garantir o acompanhamento emocional das crianças.

Por meio de jogos de tabuleiro, livro da família, dinâmicas gamificadas, cartazes, propostas de atenção plena e vídeos para a formação de professores, a Laços é uma solução abrangente para uma das questões mais importantes da vida contemporânea: como assegurar que as crianças cresçam sentindo que estão emocionalmente seguras e confortáveis? A coleção trabalha com os três pilares da aprendizagem socioemocional: sentir e refletir, acreditar e planejar, respeitar e compartilhar.

Para a supervisora de ensino da Secretaria de Educação de São Vicente, Ana Lúcia dos Santos, “A coleção vem de encontro com a proposta de formação integral do aluno no município e será uma grande ferramenta para os desafios do ensino nos dias de hoje. Sabemos que trabalhar socioemocional é crucial porque ajuda os alunos a desenvolver habilidades essenciais para lidar com suas emoções, relacionamentos interpessoais e desafios do dia a dia. Nossos estudantes precisam estar emocionalmente preparados para enfrentar o mundo e o futuro”, afirma. Para isso, a Laços tem foco na sensibilização dos professores para saber observar e identificar as necessidades dos estudantes.

De acordo com a consultora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Sandra Hoffmann, todo o objetivo da coleção é permitir que as crianças aprendam a entender seus próprios sentimentos. “O material contribui muito para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes porque promove um ambiente saudável e fortalece os laços entre os alunos e os professores, a comunidade escolar. Também instiga as crianças a identificar suas emoções para fazer a autorregulação e abrir um espaço para resolver problemas de forma segura, responsável e ética”, pontua.

Por sua vez, o educador Marcos Meier, embaixador da marca, lembra a importância de trabalhar algo além dos currículos tradicionais. “É fundamental conscientizar escolas, famílias e os próprios alunos de que as emoções, a inteligência intrapessoal e a interpessoal são elementos essenciais para o sucesso na atualidade. As escolas desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos aspectos socioemocionais de seus alunos”, destaca.

_______________________________________

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Share:

Latest posts

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Transtorno costuma surgir antes dos 30 anos e tratamento inclui medicamentos e terapias Alterações...
Saiba mais >
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Especialista esclarece dúvidas mais comuns no Dia Mundial do Doador de Sangue A doação de sangue é...
Saiba mais >
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?
Caetano Marchesini* O laboratório dinamarquês Novo Nordisk apresentou ao mundo, em 2010, a liraglutida,...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Tricampeão brasileiro, atleta paranaense busca apoio para representar o Brasil
Com uma trajetória marcada por superação, o paratleta Raphael dos Santos, de 38 anos, acaba de conquistar...
Saiba mais >