Escola municipal de Pato Branco vence prêmio nacional de Educação

Projeto foi escolhido na categoria Educação Infantil; Nuporanga, em São Paulo, e Miraguaí, no Rio Grande do Sul, também foram premiadas em outras categorias

A Aprende Brasil Educação divulgou, nesta semana, os vencedores do prêmio AB Criativo, voltado a incentivar boas iniciativas pedagógicas em escolas públicas municipais de todo o Brasil. Os escolhidos foram os projetos “Fora da Gaiola”, de Pato Branco-PR, na categoria Educação Infantil, “Dengue em Foco”, de Nuporanga-SP, na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e “Masterchef: Povos Pré-Colombianos”, de Miraguaí-RS, na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais. Na categoria Aluno, a vencedora foi Heloisa Santos Barbosa, de Nuporanga. A estudante e os professores responsáveis por esses projetos ganharam uma viagem a Curitiba para conhecer a cidade e a sede da Aprende Brasil Educação.

Em Pato Branco, estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Menino Deus precisaram refletir sobre a liberdade dos pássaros e o respeito às pessoas e ao meio ambiente. Utilizando materiais naturais, como sementes, argila, gravetos e porongo, os pequenos foram convidados a explorar texturas, cores e outras características desses materiais, ao mesmo tempo que estudavam os quatro elementos da natureza e os hábitos de diferentes aves. Por fim, eles também construíram bebedouros para os pássaros e casinhas de joão-de-barro. O projeto foi idealizado pela professora Bruna Serpa. “Eu amo estar no ambiente escolar com as crianças e meus colegas. É importante dar essa visibilidade para a Educação Infantil e saber que eu faço parte desse reconhecimento é uma conquista para toda a classe. A Educação Infantil é a base de toda a vida escolar da criança, e é de suma importância que seja bem trabalhada”, afirma.

Para a coordenadora de Comunicação e Produção/Disseminação de Conhecimento do Instituto Positivo e uma das juradas do Aprende Brasil Criativo, Maria Paula Mansur Mäder, o prêmio conseguiu movimentar educadores e estudantes de todas as regiões do país para a construção de uma educação mais participativa, criativa e inovadora. “A qualidade dos projetos inscritos dificultou muito a escolha dos vencedores, porque eram muitas iniciativas maravilhosas e inovadoras. Ficamos satisfeitos por ver como a Educação pode ser divertida e trazer ótimos resultados”, pontua.

Concurso Nacional

O Aprende Brasil Criativo é uma forma de incentivar que projetos pedagógicos possam se multiplicar na rede pública municipal de Educação de municípios em todo o país. O concurso recebeu inscrições de escolas de todo o Brasil e selecionou os melhores projetos em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Estudantes.

Na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o vencedor foi o projeto “Dengue em foco: apresentamos o Denguecast e o José Mei TV”, idealizado pelo professor Thiago Ramos. Ao longo de quatro meses, os estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) José Mei Filho, de Nuporanga, estudaram e produziram roteiros de um podcast e um programa jornalístico sobre a dengue.

Por sua vez, a categoria Ensino Fundamental – Anos Finais teve como vencedor o projeto “Masterchef: Povos Pré-Colombianos”, que incentivou alunos do 7º ano a pesquisar e desenvolver receitas utilizando ingredientes que eram a base da alimentação nos tempos dos Maias, Astecas e Incas. A ideia era entender a influência da cultura e da culinária dos povos Pré-Colombianos na sociedade contemporânea. As responsáveis foram as professoras Marilise Zibetti e Rejane Tossin.

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >