Estudantes de Guaratuba comemoram conquista com sessão de autógrafos

Concluir o processo de alfabetização é uma das primeiras conquistas na vida de um estudante. O Brasil tem quase 10 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que ainda não sabem ler nem escrever, de acordo com os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em junho de 2023. Em Guaratuba, escolas da Rede Municipal de Ensino celebraram com os alunos, pais e professores as conquistas de cerca de 650 estudantes, de uma forma diferente. Nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro, os recém-alfabetizados receberam convidados em suas escolas para uma sessão de autógrafos do Livro da Vida, o resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula por meio do Letrix, um programa educacional desenvolvido pela Aprende Brasil Educação que oferece um processo de alfabetização acelerado e eficaz.

Fazem parte do Letrix recursos como livros didáticos para alunos e professores, avaliações, leitura guiada, orientações em vídeo e manual digital do professor. “A abordagem do programa respeita a fase da vida em que a criança está, com atividades direcionadas para esse público”, pontua a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato.

Ao receberem seus convidados, os alunos autografaram suas obras, que foram produzidas durante o processo de alfabetização. Também foram anunciados os vencedores do concurso da capa mais criativa, em que as crianças apresentaram habilidade, imaginação ilimitada e capricho. Ao todo, 18 escolas são beneficiadas com o Letrix em Guaratuba. “Foi um momento muito emocionante para todos os envolvidos”, disse a secretária municipal de Educação do município, Fernanda Estela Monteiro. “As crianças ficaram muito felizes em poder compartilhar as conquistas com suas famílias e professores. Elas mostraram que estão prontas para seguir em frente, rumo a novos desafios”, completou.

O programa vem contribuindo de forma significativa para acelerar e melhorar o processo de aprendizagem de escolas do Ensino Fundamental. Não são apenas crianças que não sabem ler nem escrever, mas uma série de níveis diferentes de aprendizagem. “Algumas delas lêem, mas não escrevem. Outras são capazes de ler e escrever, mas não conseguem interpretar o que estão lendo. Em outros casos, ainda, a criança é capaz de ler e escrever, mas os erros ortográficos são mais comuns do que deveriam. Equalizar o aprendizado dessas duas competências é um desafio complexo para pais e educadores”, explica Damila.

É importante que a alfabetização seja feita por completo antes dos oito anos de idade da criança porque essas são habilidades que o estudante vai precisar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que serão consolidadas na sequência. O uso do Letrix, desenhado especialmente para estudantes que não adquiriram essas duas habilidades no tempo correto (ler e escrever), ajuda as escolas municipais a enfrentar esse desafio”, lembra Damila.

Ao todo, mais de mil pessoas, entre alunos, professores e familiares das escolas Adolpho Vercesi, Vereador Heinz Wittitz, Dr De Plácido e Silva, João Gualberto, Professora Juraci Luiza Pereira Corrêa, Máximo Jamur, Governador Moisés Lupion e Sebastião Silveira de Souza participaram do evento. “A sessão de autógrafos do Livro da Vida faz parte de uma atividade do Letrix que tem como objetivo desenvolver a autoestima e o protagonismo dos alunos. A atividade permite que os alunos expressem suas conquistas e sejam reconhecidos por seus familiares e professores. Isso contribui para que eles se sintam mais confiantes e motivados a continuar aprendendo”, finaliza a coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação de Guaratuba, Liliane Cristina da Silva. 

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >