Expedição leva representantes da educação do Litoral do Paraná ao Vale do Itajaí

Entre os dias 1º e 4 de julho, 15 representantes das Secretarias de Educação do Litoral do Paraná participaram da Expedição de Aprendizagem Participativa em Santa Catarina, com visitas técnicas aos municípios que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) CoGEMFRI, na região de Itajaí.

O objetivo foi conhecer de perto as boas práticas do ADE do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CoGEMFRI) e possibilitar a troca de experiências entre os profissionais.

A programação incluiu visitas a escolas, secretarias de Educação e ao Centro de Educação Alternativa de Itajaí, além de encontros com lideranças da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí). A iniciativa foi coordenada pelo Instituto Positivo (IP), que atua com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil, incentivando o regime de colaboração.

“Acreditamos que o fortalecimento das redes de colaboração entre os gestores públicos da educação é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino. Ao apoiar essa iniciativa, buscamos promover a troca de experiências entre os secretários do Litoral Paranaense e de outras regiões, incentivando a construção conjunta de soluções para os desafios educacionais”, afirma a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Kátia Ferreira.

Sobre o ADE CoGEMFRI

O ADE CoGEMFRI é formado pelos municípios de Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. O trabalho em regime de colaboração teve início em 2018, com o objetivo de ampliar as ações conjuntas entre as secretarias municipais de educação.

Sobre o ADE Litoral Paranaense

Implantado em 2022, o ADE Litoral Paranaense reúne sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O objetivo é atuar de forma colaborativa para melhorar a educação no território. Após diagnóstico, os secretários e técnicos em educação definiram como meta principal o fortalecimento da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. O Instituto Positivo apoia o ADE Litoral Paranaense e atua como mentor técnico da iniciativa.

Resultados e próximos passos

A partir das visitas, está sendo elaborado um relatório de boas práticas, que servirá como base para futuras ações do ADE Litoral Paranaense. O documento reunirá relatos das visitas, análises das estratégias observadas e sugestões de aplicação nas realidades locais. Também foi estabelecido um relacionamento, e deste modo, trocas de experiências entre ADE CoGEMFRI e o ADE LP.

Share:

Latest posts

CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Novo espaço de leitura no Parolin busca aproximar crianças dos livros
WhatsApp-Image-2025-12-01-at-08.40
Projeto de despoluição do Lago Igapó vence 2º Smart Cities Hackathon
DSCF2658
Férias verdes: 11 livros para despertar a consciência ambiental dos jovens

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Novo espaço de leitura no Parolin busca aproximar crianças dos livros
A comunidade do Parolin, em Curitiba, passou a contar com um novo espaço dedicado à leitura, resultado...
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2025-12-01-at-08.40
Projeto de despoluição do Lago Igapó vence 2º Smart Cities Hackathon
Estudantes do 9° ano ganham mentorias e capacitação do Senai para implementar iniciativa Os alunos...
Saiba mais >
DSCF2658
Férias verdes: 11 livros para despertar a consciência ambiental dos jovens
O hábito da leitura entre os brasileiros está em queda: segundo a 6ª edição de Retratos da Leitura no...
Saiba mais >
NHLANCASTER
Minor Hotels convida a viver festas de fim de ano com experiências únicas nas principais cidades da América Latina
A Minor Hotels Europe & Americas, proprietária e operadora hoteleira global com mais de 640 hotéis...
Saiba mais >