Expedição leva representantes da educação do Litoral do Paraná ao Vale do Itajaí

Entre os dias 1º e 4 de julho, 15 representantes das Secretarias de Educação do Litoral do Paraná participaram da Expedição de Aprendizagem Participativa em Santa Catarina, com visitas técnicas aos municípios que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) CoGEMFRI, na região de Itajaí.

O objetivo foi conhecer de perto as boas práticas do ADE do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CoGEMFRI) e possibilitar a troca de experiências entre os profissionais.

A programação incluiu visitas a escolas, secretarias de Educação e ao Centro de Educação Alternativa de Itajaí, além de encontros com lideranças da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí). A iniciativa foi coordenada pelo Instituto Positivo (IP), que atua com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil, incentivando o regime de colaboração.

“Acreditamos que o fortalecimento das redes de colaboração entre os gestores públicos da educação é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino. Ao apoiar essa iniciativa, buscamos promover a troca de experiências entre os secretários do Litoral Paranaense e de outras regiões, incentivando a construção conjunta de soluções para os desafios educacionais”, afirma a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Kátia Ferreira.

Sobre o ADE CoGEMFRI

O ADE CoGEMFRI é formado pelos municípios de Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. O trabalho em regime de colaboração teve início em 2018, com o objetivo de ampliar as ações conjuntas entre as secretarias municipais de educação.

Sobre o ADE Litoral Paranaense

Implantado em 2022, o ADE Litoral Paranaense reúne sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O objetivo é atuar de forma colaborativa para melhorar a educação no território. Após diagnóstico, os secretários e técnicos em educação definiram como meta principal o fortalecimento da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. O Instituto Positivo apoia o ADE Litoral Paranaense e atua como mentor técnico da iniciativa.

Resultados e próximos passos

A partir das visitas, está sendo elaborado um relatório de boas práticas, que servirá como base para futuras ações do ADE Litoral Paranaense. O documento reunirá relatos das visitas, análises das estratégias observadas e sugestões de aplicação nas realidades locais. Também foi estabelecido um relacionamento, e deste modo, trocas de experiências entre ADE CoGEMFRI e o ADE LP.

Share:

Latest posts

Aerea-Unidade-Mucuri (1)
Valmet está à frente da maior reforma de difusores no mercado de celulose
Nilton Russo
Incorporadora curitibana conquista 5º selo GBC e reforça liderança em construções verdes
Crédito: divulgação
Colégios da Rede Positivo lançam Manifesto pela Leitura

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Aerea-Unidade-Mucuri (1)
Valmet está à frente da maior reforma de difusores no mercado de celulose
Projeto ocorre na unidade industrial de Mucuri (BA), da Suzano. A planta, que já registrou recorde de...
Saiba mais >
Nilton Russo
Incorporadora curitibana conquista 5º selo GBC e reforça liderança em construções verdes
Com o Temple, GT Building consolida atuação em urbanismo sustentável voltado ao bem-estar coletivo No...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Colégios da Rede Positivo lançam Manifesto pela Leitura
Iniciativa para formação de leitores críticos busca engajar alunos, famílias, colaboradores e comunidade Os...
Saiba mais >
Unsplash
Muito além das lendas: o que o folclore ensina sobre a cultura e a identidade do Brasil
Tradições contam a história e fortalecem a identidade brasileira Das receitas de família às festas...
Saiba mais >