Física: quais os temas mais abordados no Enem nos últimos cinco anos

Todos os dias, conteúdos da Física perpassam a vida de bilhões de seres humanos, em todas as regiões do planeta. Entender esses fenômenos, no entanto, é um pouco menos frequente, mas fundamental para quem quer garantir um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Matriz de Referência do exame, que traz uma lista com todos os conteúdos passíveis de serem cobrados na prova, é ampla e, por isso, ter uma ideia dos assuntos mais frequentes pode ajudar a ter mais foco na estratégia de estudo. O time de formação do Sistema Positivo de Ensino preparou um levantamento, com base nas provas dos últimos cinco anos, para descobrir quais os conteúdos mais cobrados em Física.

Conhecer esses temas não assegura a nota máxima, mas é um passo importante para conseguir mais pontos nesse componente curricular. Física faz parte da prova de Ciências da Natureza, que também envolvem os conteúdos de Química e Biologia. De acordo com o assessor de Física do Sistema Positivo de Ensino, João Rodrigo de Almeida, o levantamento funciona como uma bússola, indicando aos candidatos o que tem mais chances de estar na edição deste ano. “Não se trata de adivinhar o que vai cair na prova, mas de usar como base as edições anteriores para compreender que tipo de tema costuma estar nela. Isso contribui grandemente para a preparação dos jovens”, afirma.

Nos últimos cinco anos, a prova de Física trouxe como temáticas principais os seguintes assuntos:

Energia – um dos conceitos básicos da Física, a energia costuma estar presente no Enem e demanda que o candidato saiba não apenas de que se trata, mas também as fórmulas envolvidas no cálculo de diferentes tipos de energia.

Mecânica – estudo do repouso e movimento de objetos, essa é uma das grandes áreas às quais a Física se dedica. Dinâmica, cinemática e hidrostática são alguns exemplos de conteúdos que podem ser cobrados dentro do tema.

Eletricidade – cargas elétricas, eletrostática, eletromagnética, etc. Tudo isso está contido nos assuntos englobados pelo estudo da eletricidade.

Óptica – essa é a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados à luz. Alguns dos temas abordados nela podem ser propagação da luz, óptica eletromagnética e óptica geométrica.

Termofísica – calor e temperatura são os dois principais conceitos dessa área de estudos, que se dedica a compreender o calor.

Leis de Newton – Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica (ou Lei da Superposição de Forças) e Lei da Ação e Reação. Isaac Newton segue sendo um dos pais da Física e, por isso, conteúdos relacionados às suas principais contribuições estão sempre entre os assuntos abordados pelo Enem.

Fenômenos ondulatórios – o estudo do comportamento dos diferentes tipos de ondas e como elas se comportam quando encontram obstáculos também é um dos temas que costumam estar nas questões do exame.

“O mais importante, na prova de Física, é ter conhecimento dos conceitos que mais aparecem e saber como eles se aplicam nos fenômenos do cotidiano. Uma das formas de estudar melhor é resolver as provas do Enem dos anos anteriores. Assim, o estudante pode ter uma melhor compreensão do formato das questões e de que tipo de conhecimento é necessário para resolvê-las”, finaliza Almeida.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Festa junina com entrada gratuita agita campus de universidade em Londrina
4K0A6299-2 (1)
30.ª CASACOR Paraná: Five Lounge é repaginado com espaços instagramáveis inspirados no tema "De volta a uma casa, no coração do Batel"
4502-IMG-FACHADA-AEREA-CAM-02-B-8K-R05 (1)
A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Festa junina com entrada gratuita agita campus de universidade em Londrina
Evento tem comidas típicas, brindes, quadrilhas e brincadeiras A Universidade Positivo (UP) –...
Saiba mais >
4K0A6299-2 (1)
4502-IMG-FACHADA-AEREA-CAM-02-B-8K-R05 (1)
A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais
Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior...
Saiba mais >
IMG-2736 (1)
Startup de mobilidade urbana do Grupo Águia Branca fortalece atuação no ecossistema de inovação de Curitiba
Executivos do V1 conhecem principais players do setor com o intuito de firmar parcerias A capital paranaense...
Saiba mais >