Foz do Iguaçu: projeto arrecada materiais de papel sem uso para reciclagem 

População pode descartar cadernos, apostilas e materiais da rotina escolar no Colégio Semeador, e recursos são utilizados para projetos sociais

Livros, cadernos, blocos de anotação, revistas, apostilas e outros materiais de papel usados na rotina escolar podem ser descartados no Colégio Semeador. O Programa de Logística Reversa de Livro Didático dos Colégios da Rede Positivo tem como objetivo reintegrar o material didático ao ciclo produtivo. Devido ao sucesso da iniciativa, o projeto agora é permanente, com caixas coletoras disponíveis em todas as unidades da rede no Paraná e em Santa Catarina. 

Resultado

A receita obtida com a venda desses materiais para empresas de reciclagem é integralmente destinada aos projetos sociais desenvolvidos por alunos e professores em comunidades locais. Em 2023, o programa arrecadou aproximadamente 26 toneladas de materiais, o equivalente a cerca de 90 mil livros. 

Neste ano, os recursos provenientes foram utilizados para a revitalização do parquinho CMEI Profa. Odette Cominato, em Ponta Grossa (PR), que ganhou novos balanços, escorregadores, pontes de escalada e um brinquedo musical. Para o próximo ano, outra cidade onde o Colégio tem unidade será beneficiada. 

A equipe do Instituto Positivo — braço social do Grupo Positivo — fez um levantamento de potenciais organizações que poderiam ser beneficiadas com o projeto e, de acordo com as diretrizes estabelecidas, selecionou o CMEI Odette Cominato. “Fomos recebidos pela Secretaria de Educação, que prontamente apoiou o projeto, nos colocando em contato com a diretora do CMEI. Após uma visita para avaliar as necessidades, optamos pela revitalização do parquinho existente e instalar um novo, oferecendo mais opções de brinquedos”, explica a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

De acordo com a diretora do CMEI Odette Cominato, Maria Cristiane Ribeiro de Almeida, o novo parque vai proporcionar mais oportunidades para os estudantes. “O desenvolvimento infantil ocorre de maneira lúdica e as brincadeiras são essenciais nesse processo. As crianças e a comunidade recebem com muita alegria e gratidão”, afirma. 

A diretora do Colégio Positivo – Master, em Ponta Grossa (PR), Carla Riquerme de Freitas destaca a importância da colaboração, que foi fundamental para o sucesso do projeto. “O programa de Logística Reversa envolve toda a comunidade escolar, desde alunos, professores até pais e colaboradores, e fortalece nosso compromisso com a sustentabilidade e a comunidade local”, pontua.

Serviço

Programa de Logística Reversa de Livro Didático

Durante todo o ano

Local: Colégio Semeador (Rua do Semeador, 123 – Jardim São Paulo, Foz do Iguaçu – PR)

Colégio Semeador

Com 25 anos de história, o Colégio Semeador tem uma infraestrutura robusta, moderna e funcional, inserida em um amplo espaço verde de 161 mil metros quadrados, onde os alunos estudam e convivem com plantas e animais. Localizado em Foz do Iguaçu (PR), o Colégio Semeador tem turmas de Educação Infantil (Regular e Bilíngue), Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Regular e Bilíngue), Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Em 2019, passou a fazer parte do Grupo Positivo.

Share:

Latest posts

Celso Tacla
ARTIGO - A IA ficou mais rápida. A decisão humana precisa ficar melhor
Divulgacao-Plaza-Campos-Gerais-01-2
Shopping Plaza Campos Gerais atinge faturamento de R$ 100 milhões no primeiro semestre e anuncia Centro de Convenções 
Passionata-em-alta
10 curiosidades surpreendentes sobre o alimento mais versátil do mundo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Celso Tacla
ARTIGO - A IA ficou mais rápida. A decisão humana precisa ficar melhor
*por Celso Tacla, Vice Presidente Executivo da Valmet América Latina A inteligência artificial já mudou...
Saiba mais >
Divulgacao-Plaza-Campos-Gerais-01-2
Shopping Plaza Campos Gerais atinge faturamento de R$ 100 milhões no primeiro semestre e anuncia Centro de Convenções 
Com mais de seis meses de operação em Ponta Grossa (PR), empreendimento consolida taxa de ocupação de...
Saiba mais >
Passionata-em-alta
10 curiosidades surpreendentes sobre o alimento mais versátil do mundo
Eleito melhor queijeiro do Brasil, Kennidy de Bortoli fala sobre a evolução do queijo e sua influência...
Saiba mais >
City-Center-IMG-2-DIVULGACAO
City Center promove quatro dias de ofertas especiais na Semana do Cliente
Campanha “UAUTLET SALE” acontece de 17 a 20 de setembro em Campo Largo (PR), com descontos...
Saiba mais >