Gincana de engenharia reúne mais de 1400 estudantes neste sábado

[flgallery id=286 /]
A tradicional Gincana das Engenharias da Universidade Positivo (UP) já começou. A 18a edição do campeonato mais disputado entre os acadêmicos conta com a participação de 1.400 estudantes dos primeiros e segundos anos de sete cursos de graduação na área de Engenharia (Bioprocessos, Civil, Computação, Elétrica, Energia, Produção e Mecânica). O campeonato visa ressaltar a importância do trabalho em equipe, promover integração entre os estudantes de engenharia e entre as diversas disciplinas ministradas nos cursos, além de despertar o interesse dos estudantes em relação às causas sociais e sustentabilidade.
A XVII Gincana de Engenharias é composta de atividades técnicas que enfatizam a necessidade da utilização de conceitos de diversas áreas para a solução de problemas reais. São 20 equipes – cada uma é composta por estudantes de diferentes cursos e identificada por uma cor de camiseta. O campeonato é composto por 14 tarefas, sendo duas delas de cunho social: arrecadação de cestas básicas e doação de sangue. Esses dois primeiros desafios tiveram início em 1o de junho e terminam no dia 9 de julho, quando todas as equipes se reúnem no câmpus Ecoville da UP, em Curitiba (PR), para as demais tarefas – algumas divulgadas com antecedência, e outras divulgadas e realizadas somente no dia. “Aliando técnica e criatividade, os estudantes competem entre equipes e desenvolvem variadas tarefas durante um dia muito produtivo e prazeroso para todos os envolvidos”, afirma o coordenador do evento,professor Giancarlo de França Aguiar. As atividades vão das 7h45 às 18h e a premiação aparece no boletim das equipes vencedoras.
Um dos momentos mais esperados da gincana é a competição de Stand Up Paddle (SUP) de garrafas pet – um projeto que envolve aplicações dos conceitos de desenho técnico, mecânica dos fluidos e mecânica de corpos rígidos, além da abordagem dos mecanismos de equilíbrio. Os estudantes terão que construir uma prancha de SUP e um remo, utilizando garrafas PET, canos de PVC, cabo de vassoura e pá de lixo. “Desta forma, devem ser aplicados conhecimentos de Física Básica e Mecânica Geral que possam explicar, ainda que parcialmente, a resistência e rigidez,  a flutuação e o arraste da prancha”, explica o professor. A prancha deverá suportar dois estudantes – o remador (ou remadora) e o carona -, de modo que somados os pesos dos dois não ultrapasse 135 kg. As cinco equipes que obtiverem o menor tempo na conclusão do trajeto serão classificadas para a competição final. “Nesta prova, os estudantes devem estar preparados inclusive para cair na água”, alerta Aguiar.
Todas as atividades de cada equipe podem ser acompanhadas pelas redes sociais, usando a hashtag #engenhariaUP.
 
Sobre o Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Positivo – Os cursos de Engenharia da Universidade Positivo aliam a experiência de mais de 40 anos de ensino do Grupo Positivo à Educação Superior de excelência. Com uma formação técnica, humana e gerencial, os alunos são preparados tanto para lidar com desafios específicos de suas áreas, como com questões humanas e gerenciais, tornando-os profissionais completos e capacitados para as demandas do mercado. Em comum, os sete cursos oferecidos trazem teoria e prática e alto nível de reconhecimento pelo MEC, à exemplo de Engenharia da Computação, considerado o 9º melhor curso do país entre as instituições privadas; Engenharia Elétrica, o melhor curso do Paraná e o 4º melhor do país entre as instituições privadas, e Engenharia Mecânica, avaliado como o melhor curso do Paraná entre as instituições privadas.
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

Share:

Latest posts

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Transtorno costuma surgir antes dos 30 anos e tratamento inclui medicamentos e terapias Alterações...
Saiba mais >
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Especialista esclarece dúvidas mais comuns no Dia Mundial do Doador de Sangue A doação de sangue é...
Saiba mais >
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?
Caetano Marchesini* O laboratório dinamarquês Novo Nordisk apresentou ao mundo, em 2010, a liraglutida,...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Tricampeão brasileiro, atleta paranaense busca apoio para representar o Brasil
Com uma trajetória marcada por superação, o paratleta Raphael dos Santos, de 38 anos, acaba de conquistar...
Saiba mais >