Gincana de engenharia reúne mais de 1400 estudantes neste sábado

[flgallery id=286 /]
A tradicional Gincana das Engenharias da Universidade Positivo (UP) já começou. A 18a edição do campeonato mais disputado entre os acadêmicos conta com a participação de 1.400 estudantes dos primeiros e segundos anos de sete cursos de graduação na área de Engenharia (Bioprocessos, Civil, Computação, Elétrica, Energia, Produção e Mecânica). O campeonato visa ressaltar a importância do trabalho em equipe, promover integração entre os estudantes de engenharia e entre as diversas disciplinas ministradas nos cursos, além de despertar o interesse dos estudantes em relação às causas sociais e sustentabilidade.
A XVII Gincana de Engenharias é composta de atividades técnicas que enfatizam a necessidade da utilização de conceitos de diversas áreas para a solução de problemas reais. São 20 equipes – cada uma é composta por estudantes de diferentes cursos e identificada por uma cor de camiseta. O campeonato é composto por 14 tarefas, sendo duas delas de cunho social: arrecadação de cestas básicas e doação de sangue. Esses dois primeiros desafios tiveram início em 1o de junho e terminam no dia 9 de julho, quando todas as equipes se reúnem no câmpus Ecoville da UP, em Curitiba (PR), para as demais tarefas – algumas divulgadas com antecedência, e outras divulgadas e realizadas somente no dia. “Aliando técnica e criatividade, os estudantes competem entre equipes e desenvolvem variadas tarefas durante um dia muito produtivo e prazeroso para todos os envolvidos”, afirma o coordenador do evento,professor Giancarlo de França Aguiar. As atividades vão das 7h45 às 18h e a premiação aparece no boletim das equipes vencedoras.
Um dos momentos mais esperados da gincana é a competição de Stand Up Paddle (SUP) de garrafas pet – um projeto que envolve aplicações dos conceitos de desenho técnico, mecânica dos fluidos e mecânica de corpos rígidos, além da abordagem dos mecanismos de equilíbrio. Os estudantes terão que construir uma prancha de SUP e um remo, utilizando garrafas PET, canos de PVC, cabo de vassoura e pá de lixo. “Desta forma, devem ser aplicados conhecimentos de Física Básica e Mecânica Geral que possam explicar, ainda que parcialmente, a resistência e rigidez,  a flutuação e o arraste da prancha”, explica o professor. A prancha deverá suportar dois estudantes – o remador (ou remadora) e o carona -, de modo que somados os pesos dos dois não ultrapasse 135 kg. As cinco equipes que obtiverem o menor tempo na conclusão do trajeto serão classificadas para a competição final. “Nesta prova, os estudantes devem estar preparados inclusive para cair na água”, alerta Aguiar.
Todas as atividades de cada equipe podem ser acompanhadas pelas redes sociais, usando a hashtag #engenhariaUP.
 
Sobre o Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Positivo – Os cursos de Engenharia da Universidade Positivo aliam a experiência de mais de 40 anos de ensino do Grupo Positivo à Educação Superior de excelência. Com uma formação técnica, humana e gerencial, os alunos são preparados tanto para lidar com desafios específicos de suas áreas, como com questões humanas e gerenciais, tornando-os profissionais completos e capacitados para as demandas do mercado. Em comum, os sete cursos oferecidos trazem teoria e prática e alto nível de reconhecimento pelo MEC, à exemplo de Engenharia da Computação, considerado o 9º melhor curso do país entre as instituições privadas; Engenharia Elétrica, o melhor curso do Paraná e o 4º melhor do país entre as instituições privadas, e Engenharia Mecânica, avaliado como o melhor curso do Paraná entre as instituições privadas.
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

Share:

Latest posts

Envato
Como aproveitar ao máximo os benefícios do Saeb
3161c-20191107-00094 (1)
Inovações fortalecem segurança nos canteiros de obras
3704C-20220203-0089 (1) (1)
Construtora Yticon celebra 15 anos e anuncia novidades

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Envato
Como aproveitar ao máximo os benefícios do Saeb
Avaliação bienal é fundamental para definir políticas públicas e melhorar qualidade do ensino no Brasil;...
Saiba mais >
3161c-20191107-00094 (1)
Inovações fortalecem segurança nos canteiros de obras
Construtora integra treinamentos, tecnologia e programa de inovação; pesquisa aponta que construção civil...
Saiba mais >
3704C-20220203-0089 (1) (1)
Construtora Yticon celebra 15 anos e anuncia novidades
Desde 2009, foram mais de 700 mil m² construídos e mais de 40 lançamentos entre os estados de SP e PR Fundada...
Saiba mais >
IMG-20211220-WA0039 - 2-
Gerando Falcões: Multinacional renova parceria com projeto que ampara mais de 490 famílias
Valmet intensifica apoio a projeto inclusivo com mais de 50 atividades de lazer, esporte, cultura, qualificação...
Saiba mais >