Gustavo Caetano fala sobre inovação na Feira do Empreendedor

[flgallery id=755 /]

A convite do Sicredi, criador da SambaTech deu dicas preciosas para quem pretende abrir ou “turbinar” o próprio negócio

Aos 34 anos, o mineiro Gustavo Caetano coleciona prêmios e importantes conquistas. Foi eleito uma das 50 mentes mais inovadoras do País pela revista Proxxima (Meio&Mensagem), um dos 15 brasileiros mais influentes da Internet pela Revista GQ e ganhou por duas vezes o prêmio de CEO do ano (Pequenas Empresas Grandes Negócios e TheNext Web).
Sua startup, a Samba Tech, foi eleita por três vezes nos Estados Unidos como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo e a Forbes a colocou na lista das 10 Startups para se observar na América Latina. Já palestrou várias vezes nos EUA, numa delas para investidores da Nasdaq.
Recentemente, Caetano entrou para a lista da revista Fast Company como uma das 10 empresas mais inovadoras da América Latina e foi eleito pelo MIT como uma das 10 mentes mais inovadoras do Brasil. Comparado a Mark Zuckerberg pela imprensa americana, ele apresentou na sexta edição da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, no último dia 21, como empresas de qualquer setor podem inovar.
A palestra promovida pelo Sicredi, que também foi um dos patrocinadores do evento que reuniu mais de 150 mil pessoas no Pavilhão do Anhembi, foi uma das mais concorridas da Feira. Em pouco mais de 40 minutos, Gustavo Caetano falou sobre as dificuldades que enfrentou no início da carreira e como conseguiu colocar a Samba Tech numa posição de destaque.
Ele iniciou a explanação dizendo que “vivemos a era das pequenas empresas”. “Os pequenos possuem mais flexibilidade e agilidade para inovar. As grandes empresas estão criando pequenas startups dentro delas para conseguir inovar”, ressaltou. Além disso, ele lembrou que inovar uma única vez não é suficiente, pois, para se manter no topo, é preciso se reinventar o tempo todo para não ser atropelado por um novo player.
Ele lembrou ainda que, na maioria das vezes, os concorrentes são invisíveis e rápidos. “Eles surgem de uma hora para outra e desbancam líderes que, até então, pareciam inatingíveis. E isso é uma oportunidade para os novos empreendedores que têm espírito inovador”, ressaltou.
Outra dica importante dada por Caetano foi: “Foque em nichos promissores. Para ele, o ideal é seguir a estratégia dos pinos de boliche, focando em um pino (ou nicho/cliente) mais estratégico, para depois derrubar os outros. Ele falou ainda que o mundo atual é de quem executa mais. “Como empreendedores, precisamos acreditar no que estamos fazendo e não no que está no papel”, alertou.
Ele finalizou a palestra dizendo que é necessário estar atento ao mercado, cercado de boas informações e não ter medo de errar. “Falhe rápido, com frequência e gastando pouco. Se você não está falhando é porque não está se movendo”, argumentou Caetano.
Por fim, ele abordou a centralização das decisões, que tanto atrapalham o desenvolvimento dos negócios. “Dê poder a todas as pessoas que trabalham com você. Todo mundo precisa se sentir um pouco dono do negócio. Isso garante que as oportunidades não sejam perdidas e que o empreendimento cresça e inove sempre”, concluiu.
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 20 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >