Jasmine Alimentos assina acordo de cooperação para melhorar condições de trabalho na cadeia produtiva da castanha-do-pará

Em uma iniciativa transformadora, a Jasmine Alimentos assinou um acordo de cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Pacto Global (ODS) para aderir ao “Grupo de Trabalho da Cadeia Produtiva da Castanha-do-Pará 2030” visando melhorar as condições de trabalho das pessoas que trabalham no cultivo e na colheita do fruto, que é utilizado por muitas indústrias brasileiras.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), essa cadeia produtiva movimenta em torno de US$450 milhões por ano no mundo. O órgão ainda afirma que esse mercado promove importantes benefícios sociais, econômicos e ambientais para o país, pois agrega mais de 60 mil famílias de extrativistas e agricultores familiares, na região norte do Brasil.

Apesar do importante papel da cadeia produtiva da castanha-do-pará no Brasil, as condições de trabalho dessas famílias ainda são precárias. Segundo o relatório da Organização Mundial do Trabalho (OMT), são comuns acidentes de trabalho por conta de longas jornadas de trabalho e da falta de condições adequadas. Porém, a informalidade gera subnotificação dos acidentes de trabalho e outras situações.

Segundo o estudo da OMT, 87,13% dos entrevistados já contraíram malária. Ainda, 46,53% alegaram sofrer de problemas na coluna devido aos esforços despendidos em transportar as castanhas. Isso sem contar as picadas de animais peçonhentos, como cobra (74,26%) e escorpião (41,58%).

Outro problema recorrente apontado pelo estudo é o trabalho infantil, com indícios de escravidão. Crianças a partir de 8 anos já trabalham com suas famílias na cadeia produtiva da castanha.

GT Castanha 2030

O “Grupo de Trabalho da Cadeia Produtiva da Castanha-do-Pará 2030” tem como propósito mudar essa realidade, conscientizando empresas a adotarem ações de controle e orientação dos fornecedores para melhorar as condições de trabalho dessas famílias.

Uma das primeiras companhias a assinarem esse pacto foi a Jasmine, que é uma das líderes no segmento de alimentos saudáveis no Brasil. O acordo de cooperação com a OIT, MPT e o Pacto Global da ONU estabelece uma responsabilidade coletiva, na qual a empresa terá comprometimento em ajudar a melhorar as condições de trabalho e a cadeia produtiva da castanha-do-pará.

Apesar de o termo não ter valor jurídico, a empresa está empenhada em tal iniciativa. “Temos compromisso com a vida e o bem-estar individual e social. Diariamente, ajudamos a promover um estilo de vida natural e saudável para nossos clientes, colaboradores e parceiros. Isso está em nosso DNA, assim como a responsabilidade social e a sustentabilidade”, reforça a diretora de marketing da Jasmine Alimentos, Thelma Bayoud.

Comprometida com a sustentabilidade ambiental e social do setor, a empresa está adotando termos de due diligence com seus fornecedores. Ou seja, antes de fechar um contrato, a Jasmine faz uma análise detalhada do histórico e da reputação do fornecedor para determinar se a empresa está alinhada com os valores da campanha para melhorar as condições de trabalho da cadeia produtiva da castanha-do-pará.

Treinamento aberto para os participantes

Durante o mês de outubro, colaboradores da Jasmine Alimentos participam de treinamentos sobre a “Promoção da devida diligência para enfrentar o trabalho escravo e infantil em cadeias produtivas”, organizado pela OIT, pela Rede Brasil do Pacto Global e pela Condhu –  Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Durante os encontros, especialistas nacionais e do exterior vão discutir a importância e o papel do setor privado para o fim do trabalho escravo infantil. A equipe da Jasmine irá participar de dinâmicas em grupo para entender as quatro etapas do processo de diligência:

  • Avaliação de Riscos e Impactos aos Direitos Humanos;
  • Integração e Ação;
  • Monitoramento;
  • Comunicação e Reporte.

Dessa forma, a empresa estará ainda mais alinhada com o propósito de melhorar as condições de vida e trabalho de todas as famílias que fazem parte da cadeia produtiva da castanha-do-pará. “É mais um passo importante dentro do nosso objetivo de melhorar a vida das pessoas e promover uma sociedade mais justa e próspera”, finaliza Thelma.

 

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014, a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa. Mais informações: www.jasminealimentos.com 

Share:

Latest posts

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Ferramentas de inteligência artificial e monitoramento digital foram apresentadas em encontro técnico...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Iniciativa pioneira da GT Building reforça compromisso com educação corporativa e oferece acesso aberto...
Saiba mais >
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil
Obra de Ricardo Reis propõe nova visão sobre a profissionalização da gestão condominial no país A Reis...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Empreendimento residencial no Paraná aposta em tripla certificação e práticas inéditas de sustentabilidade
Projeto da GT Building combina eficiência hídrica e energética, conforto ambiental e paisagismo regenerativo...
Saiba mais >