O Jogo “Festa do Brincar” trata de assuntos delicados, como a violência sexual, de maneira amigável e acessível para o público infantil Créditos: Divulgação/Centro Marista de Defesa da Infância

Jogo educativo voltado para crianças aborda prevenção de violências

Game interativo para crianças de 6 a 10 anos aborda, de forma lúdica, estratégias para lidar com situações de risco, principalmente sobre violência sexual

Com o avanço do uso da internet e o aumento das interações digitais, ensinar as crianças a se protegerem em ambientes virtuais e no dia a dia tornou-se uma prioridade. Pensando nisso, o Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), em parceria com FTD Educação, lançou “Festa do Brincar, um jogo gratuito, voltado para crianças de 6 a 10 anos, que aborda temas como sentimentos, relações de respeito e prevenção de violências, de maneira leve e interativa.

Na plataforma, os jogadores podem escolher entre os personagens Bia, apelidada de “Amora”, e Santiago, chamado de “Vagalume”. Juntos, eles exploram diferentes ambientes escolares durante um dia especial de festa, enfrentando desafios que ensinam de forma lúdica a importância da segurança e a identificação de comportamentos inadequados.

Um dos principais objetivos do “Festa do Brincar” é tratar assuntos delicados, como a violência sexual, de maneira amigável e acessível para o público infantil. Durante o jogo, as crianças aprendem sobre consentimento e estratégias para lidar com situações de risco, seja na internet ou em outros ambientes. “Por meio dessa iniciativa, buscamos apresentar temas importantes e delicados, de forma que as crianças se sintam engajadas e, ao mesmo tempo, confortáveis”, destaca o analista do CMDI, Rafael Rodrigo Teixeira.

O jogo também estimula a curiosidade e o aprendizado ao permitir que os jogadores interajam com elementos escondidos nos cenários, o que rende pontos extras. Essas interações reforçam as lições sobre segurança de forma dinâmica e divertida, incentivando as crianças a estarem mais atentas aos sinais de perigo.

Campanha Defenda-se 

A iniciativa chega como mais uma parte da campanha “Defenda-se”, criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância, e que tem como principal objetivo promover a autodefesa de crianças e adolescentes de 4 a 12 anos, contra a violência sexual, por meio de uma série de vídeos animados. “Desde sua criação, a campanha busca não apenas educar, mas também oferecer ferramentas para que as crianças se sintam seguras e confiantes ao lidarem com situações adversas, tanto no mundo virtual quanto fora dele”, explica Rafael.

jogo está disponível no site da campanha e pode ser acessado gratuitamente.

Sobre o Centro Marista de Defesa da Infância   

O Centro Marista de Defesa da Infância atua, desde 2010, na proteção e defesa de crianças e adolescentes. Ao trabalhar com a sociedade, conectamos vidas e organizações para que os direitos da infância não sejam apenas reconhecidos, mas ativamente respeitados e promovidos. Com uma abordagem multidisciplinar, o Centro de Defesa se dedica a duas temáticas principais: prevenção e enfretamento às violências contra crianças e adolescentes e políticas públicas informadas por evidências. Saiba mais em centrodedefesa.org.br.

Share:

Latest posts

55242259874-75c64b95f4-o (1)
Histórias que transformam: revista reúne trajetórias de inclusão, autonomia e novos começos
Foto-de-divulgacao-fachada - -Outback-Steakhouse-Sem-validade - 1-
Outback expande presença em Curitiba com inauguração de unidade no Shopping Palladium
Parceria-Plaza-Campos-Gerais-e-time-Operario-no-Estadio-Germano-Kruger (1)
Plaza Campos Gerais fecha naming rights de setor do Estádio Germano Krüger

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

55242259874-75c64b95f4-o (1)
Histórias que transformam: revista reúne trajetórias de inclusão, autonomia e novos começos
Publicação apresenta 107 personagens de diferentes perfis e mostra como acesso ao crédito, orientação...
Saiba mais >
Foto-de-divulgacao-fachada - -Outback-Steakhouse-Sem-validade - 1-
Outback expande presença em Curitiba com inauguração de unidade no Shopping Palladium
Nova unidade contou com investimento médio de R$ 6 milhões e gerou 86 empregos diretos O Outback Steakhouse...
Saiba mais >
Parceria-Plaza-Campos-Gerais-e-time-Operario-no-Estadio-Germano-Kruger (1)
Plaza Campos Gerais fecha naming rights de setor do Estádio Germano Krüger
Unindo a força do novo gigante do varejo à tradição do futebol de Ponta Grossa (PR) em uma estratégia...
Saiba mais >
Envato Imagens
Maio Vermelho reforça alerta: casos de câncer de boca devem ultrapassar 15 mil por ano no Brasil
Campanha nacional de conscientização ganha força e se conecta ao Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio,...
Saiba mais >