Jogo on-line e gratuito transforma crianças em DJs

Uma nota após a outra, com diferentes instrumentos musicais e batidas ritmadas, formam, em poucos minutos, uma composição digna dos maiores DJs do mundo. Mas quem está no comando dessa pick-up virtual são crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Gratuito e disponível on-line, o jogo “Eu sou DJ” é uma forma de incentivar o interesse dos pequenos pelo mundo da música.

De acordo com a editora de conteúdo digital do Sistema de Ensino Aprende Brasil e idealizador do projeto, Giselle Corso, o objetivo é estimular crianças de todo o país a conhecer melhor os diferentes elementos que formam uma música e desenvolver habilidades como a socialização e o raciocínio lógico. “O ‘Eu sou DJ’ foi a forma que encontramos para tornar o universo musical mais acessível para crianças de todas as idades e segmentos sociais. Como o jogo é on-line e gratuito, os pequenos podem passar um tempo de qualidade em contato com os elementos que formam esse universo”, pontua.

Criando uma mixagem do zero

Para muitas crianças, a oportunidade de brincar com as ferramentas de uma mesa de som é um momento para entrar em contato com sua própria criatividade. Primeiro elas precisam escolher que instrumentos musicais vão usar na composição. O jogo tem como opções guitarra, baixo e piano. “Essa também é uma forma de as crianças conhecerem melhor os sons e as funções de cada instrumento em uma música. Conforme selecionam o instrumento escolhido, elas podem ouvir o efeito que ele causa na peça final”, detalha Giselle.

Em seguida, elas selecionam a batida que querem acrescentar. Na mesa há techno, pop rock e maracatu e é possível selecionar uma, duas ou todas ao mesmo tempo. Ainda há quatro efeitos sonoros diferentes para acrescentar à música inteira ou a alguns pontos dela. Por fim, a criança vai definir a quantidade de batidas por minuto (BPM) que vai utilizar na composição. “As BPM são muito importantes no mundo da música, principalmente quando se fala em música eletrônica e música pop. São elas que determinam os diferentes gêneros e vertentes musicais. Também são elas que trazem identidade à música, fazendo com que aqueles que a ouvem se sintam mais calmos ou mais agitados”, explica a idealizadora.

O “Eu sou DJ” faz parte de um conjunto de soluções de gamificação aplicada à Educação trazidas pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil para a rede pública municipal de cidades espalhadas por todas as regiões do país. O jogo está disponível no site https://digital.aprendebrasil.com.br/SEQ/MARKETING/Eu_sou_DJ/

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, consultoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >