Lei da Aprendizagem garante oportunidade de trabalho em todo País

[flgallery id=1358 /]

Programas ajudam a capacitar jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho

 

Mais de 360 mil jovens foram contratados no Brasil, entre janeiro e novembro de 2017, por meio da Lei da Aprendizagem, que determina que empresas de médio e grande porte tenham entre 5% e 15% do quadro de funcionários formado por jovens de 14 a 24 anos, na modalidade Aprendiz. O benefício é mútuo: para o jovem, que tem oportunidade de entrar no mercado de trabalho, e para a contratante, que, além receber incentivos fiscais e tributários com as contratações, tem a oportunidade de ser reconhecida como uma empresa compliance.

De acordo com a Comissão de Direitos Humanos (CDH), a lei tem colaborado para diminuir a evasão escolar, exclusão social e exploração do trabalho infantil. “As empresas são obrigadas a contratar menores aprendizes, sob pena de multa em caso de descumprimento”, comenta o superintendente administrativo da Gerar, Francisco Reinord Essert. Há 15 anos no mercado, a organização social, que também tem na superintendênica Heloisa Arns Neumann, possui mais de 90 mil jovens cadastrados no banco de dados. Parceira da Fundação Roberto Marinho, a organização social é responsável pelo Programa Aprendiz Legal nos estados do Paraná e Santa Catarina .

Para valorizar as mais de mil empresas que cumprem a Lei da Aprendizagem e a responsabilidade social com o programa Aprendiz Legal, a Gerar criou a certificação “Empresa Legal”. Em 2017, 11 corporações receberam o reconhecimento. “Essas empresas estão contribuindo para a formação de jovens autônomos e, desde 2010, início do programa, já ajudaram a formar mais de 11 mil jovens”, explica Essert.

Além de conseguir o primeiro emprego, os jovens realizam cursos que auxiliam na formação profissional. Auxiliar de alimentação, comércio e varejo, logística e ocupação administrativa são alguns dos programas oferecidos pela Gerar nos dois estados de atuação. Segundo Essert, a prática é o principal objetivo dos cursos. “Trabalhamos com uma metodologia que conecta os conteúdos do ambiente escolar com as práticas do trabalho, sem repetir o que já foi apresentado em sala de aula. A escolha do curso é realizada de comum acordo entre a empresa e o jovem”, comenta o superintendente da Gerar.

Para participar do programa, o jovem deve ter entre 14 e 24 anos e estar cursando o ensino fundamental ou médio, ou já ter concluído o ensino médio. A inscrição pode ser realizada pelo site da organização ou em uma das unidades.

SOBRE A GERAR

A Gerar é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2003, desenvolve e implementa projetos de sustentabilidade social e ambiental. A utilização da metodologia própria tem como foco não somente combater a pobreza, mas dar condições para que as pessoas sejam protagonistas de suas histórias, aproveitando as potencialidades locais para a realização de projetos de geração de trabalho e renda. Nesse trabalho, destacam-se os programas Aprendiz Legal, concebido pela Fundação Roberto Marinho e implementado pela Gerar no Paraná e em Santa Catarina, que já foi responsável pela formação de mais de 11 mil jovens; o Gerar Estágios, franquia da Rede Pró Estágios Brasil, que promove todo o processo administrativo para gerenciamento de estagiários; o Gerar Sênior, que fomenta o envelhecimento saudável e ativo de pessoas acima de 50 anos; e o Gerar Idiomas, que possibilita a aquisição de uma segunda língua em um método de ensino híbrido, que mescla aulas presenciais com o uso do e-learning Rosetta Stone.

Telefone: (41) 3039-6599
Site: www.gerar.org.br

Share:

Latest posts

Divulgação GT Building
4 toques de decoração que fazem toda diferença no inverno
Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação GT Building
4 toques de decoração que fazem toda diferença no inverno
Com a promessa de um inverno mais rigoroso, arquiteto compartilha dicas práticas para deixar os ambientes...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública
Santa Catarina foi destino da Expedição de Aprendizagem Participativa que reuniu, entre os dias 1º e...
Saiba mais >