Lei da Aprendizagem garante oportunidade de trabalho em todo País

[flgallery id=1358 /]

Programas ajudam a capacitar jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho

 

Mais de 360 mil jovens foram contratados no Brasil, entre janeiro e novembro de 2017, por meio da Lei da Aprendizagem, que determina que empresas de médio e grande porte tenham entre 5% e 15% do quadro de funcionários formado por jovens de 14 a 24 anos, na modalidade Aprendiz. O benefício é mútuo: para o jovem, que tem oportunidade de entrar no mercado de trabalho, e para a contratante, que, além receber incentivos fiscais e tributários com as contratações, tem a oportunidade de ser reconhecida como uma empresa compliance.

De acordo com a Comissão de Direitos Humanos (CDH), a lei tem colaborado para diminuir a evasão escolar, exclusão social e exploração do trabalho infantil. “As empresas são obrigadas a contratar menores aprendizes, sob pena de multa em caso de descumprimento”, comenta o superintendente administrativo da Gerar, Francisco Reinord Essert. Há 15 anos no mercado, a organização social, que também tem na superintendênica Heloisa Arns Neumann, possui mais de 90 mil jovens cadastrados no banco de dados. Parceira da Fundação Roberto Marinho, a organização social é responsável pelo Programa Aprendiz Legal nos estados do Paraná e Santa Catarina .

Para valorizar as mais de mil empresas que cumprem a Lei da Aprendizagem e a responsabilidade social com o programa Aprendiz Legal, a Gerar criou a certificação “Empresa Legal”. Em 2017, 11 corporações receberam o reconhecimento. “Essas empresas estão contribuindo para a formação de jovens autônomos e, desde 2010, início do programa, já ajudaram a formar mais de 11 mil jovens”, explica Essert.

Além de conseguir o primeiro emprego, os jovens realizam cursos que auxiliam na formação profissional. Auxiliar de alimentação, comércio e varejo, logística e ocupação administrativa são alguns dos programas oferecidos pela Gerar nos dois estados de atuação. Segundo Essert, a prática é o principal objetivo dos cursos. “Trabalhamos com uma metodologia que conecta os conteúdos do ambiente escolar com as práticas do trabalho, sem repetir o que já foi apresentado em sala de aula. A escolha do curso é realizada de comum acordo entre a empresa e o jovem”, comenta o superintendente da Gerar.

Para participar do programa, o jovem deve ter entre 14 e 24 anos e estar cursando o ensino fundamental ou médio, ou já ter concluído o ensino médio. A inscrição pode ser realizada pelo site da organização ou em uma das unidades.

SOBRE A GERAR

A Gerar é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2003, desenvolve e implementa projetos de sustentabilidade social e ambiental. A utilização da metodologia própria tem como foco não somente combater a pobreza, mas dar condições para que as pessoas sejam protagonistas de suas histórias, aproveitando as potencialidades locais para a realização de projetos de geração de trabalho e renda. Nesse trabalho, destacam-se os programas Aprendiz Legal, concebido pela Fundação Roberto Marinho e implementado pela Gerar no Paraná e em Santa Catarina, que já foi responsável pela formação de mais de 11 mil jovens; o Gerar Estágios, franquia da Rede Pró Estágios Brasil, que promove todo o processo administrativo para gerenciamento de estagiários; o Gerar Sênior, que fomenta o envelhecimento saudável e ativo de pessoas acima de 50 anos; e o Gerar Idiomas, que possibilita a aquisição de uma segunda língua em um método de ensino híbrido, que mescla aulas presenciais com o uso do e-learning Rosetta Stone.

Telefone: (41) 3039-6599
Site: www.gerar.org.br

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >