Maior competição de Direito Tributário do Brasil chega a Curitiba

Estudantes deverão realizar sustentação oral sobre caso fictício como se estivessem no STF

Curitiba recebe a maior competição acadêmica de direito tributário do país nos dias 13 e 14 de novembro. O Tax Moot Competition Brazil é um evento itinerante que simula uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF), com base em um caso judicial fictício.

Realizada na Universidade Positivo (UP), a competição tem como objetivo propiciar um ambiente de aprendizado e imersão no direito tributário. Segundo a professora do curso de Direito da UP Josiane Becker, a simulação é feita “nos moldes da prática internacional de Moot Court, na qual as equipes inscritas devem apresentar, escrita e oralmente, defesas para os requerimentos das partes de caso fictício”. Esta é a sétima edição do evento, que já passou por Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo e a própria Curitiba, em versão remota devido à pandemia de covid-19. “Realizar esse evento na Universidade Positivo vai permitir a participação de várias faculdades e universidades de Curitiba e Região Metropolitana que não conseguiam participar, principalmente pelos elevados custos de viagem e hospedagem”, destaca a professora.

Em termos de conhecimento, uma atividade como essa é fundamental para a formação dos estudantes de Direito de todo o país porque possibilita que eles vivenciem na prática uma das experiências mais importantes da carreira de um advogado: defender sua tese e seus pontos de vista frente à corte mais importante do Brasil. “Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver uma série de habilidades fundamentais na profissão, como oratória, pesquisa, redação jurídica, trabalho em equipe, compreensão de procedimentos processuais, raciocínio jurídico, ética profissional, autoconfiança e networking”, ressalta Josiane.

Público poderá assistir à competição

Durante 20 minutos, um representante de cada equipe deve defender sua tese para o caso fictício. Quem determina os vencedores é uma mesa de julgadores composta por profissionais que atuam na área do direito tributário como advogados, auditores fiscais e conselheiros fiscais, entre outros. Embora as inscrições para participar da competição já estejam encerradas, ainda é possível assistir ao evento da plateia. Não é necessário fazer inscrição, só ir até o local da competição.

A organização do evento é composta pelos associados do Instituto Tax Moot, membros do Grupo de Pesquisas Avançadas em Direito Tributário (GTAX) e membros do Clube de Tributário da Universidade Positivo. 

Mais informações no site do Tax Moot ou no Instagram @clubedetributário e @taxmootbrazil.

Serviço

VII Tax Moot Competition Brazil

13 e 14 de novembro de 2024, no bloco da Pós-Graduação da Universidade Positivo (UP) – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Cidade Industrial, Curitiba

Share:

Latest posts

GABRIELA-GENZ (2)
Show Rural 2026: Sicredi terá cobertura inédita e diferenciada
imagen
Minor Hotels Europe & Americas reforça sua liderança em sustentabilidade regional
WhatsApp Image 2026-02-04 at 18.19
Volta às aulas: como estimular crianças e adolescentes no começo do novo ano letivo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

GABRIELA-GENZ (2)
Show Rural 2026: Sicredi terá cobertura inédita e diferenciada
Campanha digital combina criadores de conteúdo do agro e colaboradores da instituição financeira cooperativa...
Saiba mais >
imagen
Minor Hotels Europe & Americas reforça sua liderança em sustentabilidade regional
A Minor Hotels Europe & Americas, proprietária, operadora e investidora de hotéis, que atualmente...
Saiba mais >
WhatsApp Image 2026-02-04 at 18.19
Volta às aulas: como estimular crianças e adolescentes no começo do novo ano letivo
Especialista aponta como pais e escolas podem transformar fim das férias em recomeço positivo, equilibrando...
Saiba mais >
DSCF7375 (1) (2) (1)
Sicredi leva R$ 2,5 bilhões em crédito para o Show Rural Coopavel 2026
Instituição financeira cooperativa aposta na boa expectativa da safra e amplia apoio ao financiamento...
Saiba mais >