Mindfulness ajuda a aumentar concentração das crianças na escola

Benefício é evidente – tanto dentro, como fora do ambiente escolar

[flgallery id=2266 /]

De todo o tempo que passamos acordados, quase a metade – 47% – é gasta com dispersão, segundo um estudo da Universidade de Harvard publicado na revista Science. Conseguir com que crianças e adolescentes não dispersem a atenção com frequência em sala de aula tem sido um dos maiores desafios dos educadores na atualidade.
Segundo Larry Rosen, professor da Universidade Estadual da Califórnia e pesquisador da chamada “psicologia da tecnologia”, a capacidade média de concentração da nova geração de estudantes é de 3 a 5 minutos. Depois disso, eles se distraem, sem conseguir terminar seus estudos. O problema tende a se acentuar à medida que os alunos se tornam cada vez mais inseparáveis de tablets e smartphones – e as consequências podem ser ruins para a capacidade de aprender. “Se ficamos trocando de tarefa, nunca passamos tempo o bastante para nos aprofundarmos em nenhuma delas. Três minutos certamente não bastam para estudar”, diz o pesquisador
Por isso, a prática de mindfulness (atenção plena, em tradução livre), uma busca de estar 100% no momento presente e naquilo que se está vivendo, tem se mostrado uma ferramenta excepcional – tanto para melhorar o desempenho acadêmico, como para desenvolver a inteligência emocional dos jovens – e, em muitas escolas, é uma prática que já vem acontecendo. Nos Estados Unidos e na Europa, o número de escolas que dedica algumas horas por semana ao ensino da técnica é cada vez maior, no Brasil ainda são bem poucos, mas deve aumentar.
Para exercitar o mindfulness, o Colégio Positivo adotou este ano a prática de ioga em três unidades bilíngues, localizadas em Joinville (SC) e na capital paranaense. De acordo com a coordenadora do programa Bilíngue do CIPP (Centro de Inovação Pedagógica Positivo), Silvana Baú, a prática é uma das modalidades mais eficientes e requisitadas para praticar o mindfulness. “A ioga é uma modalidade dentro do mindfulness que dá ao aluno a oportunidade de reconectar-se consigo mesmo. Por meio das técnicas, procuramos desenvolver a respiração, contemplação, reflexão e concentração nos estudantes”, explica.
Segundo ela, os resultados já são visíveis e poderão ser aproveitados até quando as crianças entrarem no mercado de trabalho. “Já percebemos que os estudantes estão mais tranquilos, concentrados e energizados. Acredito que até quando forem adultos isso será um diferencial, visto que muitas empresas já estão trabalhando com mindfulness e valorizam a capacidade do profissional de manter o foco e se desligar do superficial”, diz. Nos próximos anos, o Colégio Positivo pretende adotar gradativamente a prática de ioga em todas as suas nove unidades.
De acordo com o professor Paris, do Colégio Positivo Joinville, para atingir o estágio de atenção plena é preciso prática, por isso, é essencial treinar em casa para que a criança crie consciência do momento presente. “É preciso, também, constância e paciência, já que as crianças estão cada vez mais agitadas”, explica. O professor, que ministra aula de Mindfulness no Colégio, dá algumas dicas para exercitar em casa:
Percebendo objetos
Aproveite um passeio em família em um parque, por exemplo, para pedir a criança que fique atenta a tudo o que vê pelo caminho. Explique como vai funcionar a brincadeira. Ao final do passeio, peça-lhe que recorde ao menos cinco coisas que tenha visto ao longo do caminho. Pergunte-lhe como era cada coisa, motivando a criança a perceber as qualidades dos itens citados. A ideia é apreciar as características.
Como enxergo você
O exercício deve ser realizado em duplas. Olhando um de frente para o outro, o objetivo é olhar no olho sem perder o contato, mantendo o foco da concentração. Esse é um excelente exercício para criar vínculo, despertar a empatia e ajudar a criança a desenvolver a emoção.
Respiração da Abelha
Tudo começa com colocar as mãos nas orelhas para encerrar o barulho externo. Depois, a criança deve inspirar profundamente, prestando atenção ao movimento. Então, precisa expirar de forma lenta, pronunciando a letra “m”. A ideia é criar um zumbido, que lembra o som de uma abelha. Esse exercício pode ser feito quando observar que a criança está nervosa e precisa acalmar o pensamento.
Cheire e conte e cheire e sinta
Nesse exercício, entregue à criança algo aromático (gomo de limão ou laranja, sabonete, hortelã). Em seguida, peça-lhe para fechar os olhos e descrever o que sente ao cheirar o objeto. A ideia é que a criança aprenda a focar sua atenção em apenas um dos sentidos. Essa prática é eficaz contra a ansiedade.
Círculo de atenção
Essa atividade é ótima para ser feita em família, já que é preciso um grupo de ao menos cinco pessoas. O responsável por conduzir o jogo deve apresentar um objetivo que todos devem ir passando de um a outro com muita atenção e cuidado. No caso de um sino, por exemplo, o objetivo é não deixar que ele soe. Esse exercício desenvolve a atenção ao que se está sendo feito.
Coma e sinta
Dê a criança algo que ela nunca comeu. Pode ser, por exemplo, um chocolate diferente. Em seguida, explique que ela precisa olhar para a comida, comer pedacinhos, aos poucos, prestando atenção na textura, aroma e sabor. O objetivo é observar como o corpo reage ao alimento. Esse exercício ajuda no desenvolvimento da consciência do momento.
Escovação consciente
Hábitos da rotina como escovar os dentes também podem ser um momento para desenvolver a atenção plena. O objetivo é aproveitar para se concentrar e reparar como a escova se move e o gosto do creme dental. O segundo passo é trocar a mão usada para a escovação.
 
Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo –  Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo Hauer e o Colégio Positivo Internacional atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas, além de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foi incorporada ao Positivo o Colégio Positivo Joinville (SC) e, em 2017, o Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo ganhou duas unidades em Ponta Grossa (PR): Colégio Girassol e Positivo Master.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >