Multinacional brasileira cria “fábrica” de agentes de IA com mais de 50 aplicações para sistemas de gestão

Senior Sistemas é a primeira empresa do Brasil a desenvolver, em escala, assistentes virtuais inteligentes para plataformas de gestão empresarial. A solução já está em operação em áreas como ERP, HCM e Finanças, além de atender setores como Indústria, Logística, Agro e Construção

Em 2025, a Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma promessa futura para se consolidar como uma aliada estratégica dos negócios. Cada vez mais presentes no ambiente corporativo, os agentes de IA estão transformando a forma como as empresas operam, tomam decisões e ganham eficiência. Esses sistemas autônomos foram desenvolvidos para resolver desafios reais enfrentados por gestores, como o excesso de dados, o pouco tempo para análises aprofundadas e a dependência de equipes técnicas para acessar informações.

Capazes de compreender a linguagem natural, esses agentes atuam como assistentes virtuais especializados: acessam dados, respondem perguntas, geram análises e executam ações de forma automatizada. Já estão presentes em áreas como Recursos Humanos, Finanças e Tributário, com aplicações que vão desde a geração de avaliações de desempenho baseadas em dados reais até projeções inteligentes de custos e orientações sobre os impactos da Reforma Tributária. Ao automatizar tarefas operacionais, reduzem o tempo dedicado a processos repetitivos, aumentam a produtividade e entregam informações estratégicas em segundos. Seja por meio do roteirizador logístico que reconfigura rotas em tempo real ou do agente de vendas que identifica o momento ideal de conversão, esses sistemas simplificam a gestão e tornam a tomada de decisão mais ágil, eficiente e inteligente.

Atenta às transformações corporativas e comprometida com a inovação, a gigante de tecnologia Senior Sistemas anuncia a criação de uma espécie de “fábrica” de agentes de IA. Desenvolvidos com um propósito claro — simplificar o dia a dia das organizações —, esses agentes auxiliam na superação de entraves comuns à gestão, como o excesso de dados, a escassez de tempo para análises estratégicas e a dependência de equipes técnicas para acessar informações. A tecnologia já está sendo aplicada em áreas como ERP, HCM, Finanças, Indústria, Logística, Agro e Construção.

Esse data office — área estratégica voltada à governança, qualidade e uso inteligente de dados na Senior — é dedicado exclusivamente à criação de assistentes autônomos que processam dados, interpretam informações e apoiam a tomada de decisões empresariais por meio de sistemas conversacionais. A área conta ainda com uma equipe multidisciplinar responsável por assegurar a qualidade, a governança e a unificação de dados atualizados, confiáveis e contextualizados.

Apenas neste ano, a multinacional disponibiliza mais de 50 agentes de IA voltados à gestão empresarial. Além de responder perguntas, esses assistentes são capazes de gerar análises e executar ações automaticamente, eliminando gargalos na tomada de decisão e impulsionando a produtividade em diferentes áreas.

“Criados na fábrica de agentes da Senior, os agentes de IA apoiam diversas áreas de negócios ao combinar LLMs com técnicas de RAG e indexação semântica via LlamaIndex. Essa arquitetura permite consultas em linguagem natural sobre dados organizacionais de forma rápida e contextualizada. Cada agente é modular e oferece análises, recomendações e ações automatizadas. A estrutura robusta garante segurança, escalabilidade e controle por tenant, em conformidade com a LGPD e com o Manifesto de IA da empresa”, explica Carlos Valle, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento na Senior.

Empoderamento do cliente: inteligência artificial a serviço do negócio

Uma das inovações dos agentes inteligentes da Senior está na capacidade de colocar o poder da IA nas mãos do cliente. Após fases estruturadas de desenvolvimento interno e validação com usuários reais, o projeto projeta seu ponto mais transformador: o empoderamento do cliente. A ideia é oportunizar que cada empresa possa treinar seus próprios agentes com base em seus dados, regras e necessidades específicas — sem depender de áreas técnicas ou desenvolvedores.

Essa autonomia irá representar uma mudança de paradigma na forma como as organizações se relacionam com a tecnologia: o cliente deixa de ser apenas usuário e passa a ser co-criador de soluções personalizadas — com segurança, escalabilidade, controle e sem necessidade de conhecimento em programação. “Criamos um repositório de dados — também conhecido como date lake — e os usuários vão poder determinar os parâmetros dos agentes, como, por exemplo, uma solução que compreenda fluxo de caixa e aplicação de recursos. A partir daí, o agente será desenvolvido com base nesse repositório de dados. Trata-se de uma configuração hiperpersonalizada, que ainda irá evoluir continuamente. A fábrica vai empoderar os clientes a criarem seus próprios agentes sem a intermediação de terceiros”, explica Carlos Valle.

Resultados comprovados: economia de tempo e maior eficiência

Os agentes de IA têm demonstrado resultados expressivos na rotina dos gestores. Em uma pesquisa com 38 usuários, 95% relataram ganhos reais de produtividade, com destaque para a economia de tempo — mais de 90% afirmaram poupar entre 30 minutos e 2 horas por semana, dependendo da aplicação. Tarefas como a elaboração de feedbacks, antes demoradas, passaram de 40 para apenas 10 minutos, sem perda de qualidade.

Além da agilidade, os líderes destacaram o ganho de autonomia na gestão de pessoas, especialmente pela facilidade em gerar PDIs, revisar comunicações formais e acessar informações relevantes sobre suas equipes. O agente foi reconhecido como um apoio valioso na tomada de decisão, promovendo uma liderança mais eficiente, estratégica e centrada no desenvolvimento humano.

A Rohden, tradicional indústria de portas e vidros, é uma das companhias que utilizam a solução da Senior. “A Rohden vem vivenciando um crescimento expressivo nos últimos anos, com destaque para o aumento significativo no número de colaboradores. O impacto da lA Business Partner da Senior foi extremamente positivo: aprimorou a comunicação, permitindo que os líderes oferecessem feedbacks mais assertivos e identificassem novas oportunidades de melhoria nas equipes. Além disso, a agilidade proporcionada tornou o dia a dia dos gestores muito mais produtivo. Participar do projeto-piloto foi uma experiência enriquecedora, e somos gratos por essa oportunidade única”, relata a supervisora de RH do Grupo Rohden, Ana Paula Luchtenberg.

Exemplos práticos dos agentes de IA da Senior

Pioneira na aplicação de IA em softwares de gestão, a Senior lançou o HR Assist, o primeiro agente com IA generativa focado em apoiar gestores a realizar tarefas em áreas críticas do RH. A solução automatiza atividades como planejamento de sucessão e análise de turnover, reduzindo em até 99% o tempo necessário para avaliações de desempenho e elaboração de feedbacks.

Outro exemplo é o agente financeiro, que apoia rotinas de contas a pagar e a receber, prevê o fluxo de caixa, simula investimentos e contribui para a adaptação à reforma tributária. Com essa solução, os clientes reduziram em 50% o esforço operacional e alcançaram melhorias financeiras expressivas, como queda de 80% nas margens impactadas pela tributação e renegociação de mais de 30% das tabelas de preços.

Esses agentes aprendem continuamente e tomam decisões de forma autônoma, liberando os colaboradores para atividades estratégicas enquanto a tecnologia assume rotinas operacionais. Com múltiplas funções, conseguem interpretar diferentes tipos de informação, escolhendo o melhor caminho para executar tarefas previamente definidas com eficiência e precisão.

Share:

Latest posts

Nilton Russo
Cristo Rei se consolida como polo de valorização imobiliária em Curitiba
Envato Imagens
O alto custo da rotatividade: dados em tempo real ajudam na retenção de talentos
Envato Imagens
Multinacional brasileira cria "fábrica" de agentes de IA com mais de 50 aplicações para sistemas de gestão

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Nilton Russo
Cristo Rei se consolida como polo de valorização imobiliária em Curitiba
Inclusão do Jardim Botânico no ranking de destinos mais bem avaliados da América do Sul projeta crescimento...
Saiba mais >
Envato Imagens
O alto custo da rotatividade: dados em tempo real ajudam na retenção de talentos
Solução pioneira integrada à folha de pagamento, com inteligência artificial, antecipa riscos na gestão...
Saiba mais >
Envato Imagens
Multinacional brasileira cria "fábrica" de agentes de IA com mais de 50 aplicações para sistemas de gestão
Senior Sistemas é a primeira empresa do Brasil a desenvolver, em escala, assistentes virtuais inteligentes...
Saiba mais >
Imagem-do-WhatsApp-de-2025-08-13-a-s--09.48
Paraná tem um dos melhores hubs de inovação do Brasil
Biopark está entre os indicados ao Prêmio Anprotec 2025; votação do público nas redes sociais pode definir...
Saiba mais >