Musculação na adolescência: prós e contras da prática

O verão é a época chave para muitas pessoas que buscam criar o hábito da atividade física, até mesmo para adolescentes. No entanto, é preciso lembrar que os adolescentes ainda estão em desenvolvimento e que é necessário acompanhamento e supervisão adequados para garantir uma atividade segura e evitar lesões.

Antes de iniciar uma rotina de musculação, é ideal que o adolescente tenha uma avaliação médica para garantir que esteja apto para o exercício. Além disso, é relevante escolher exercícios apropriados para a idade e o nível de desenvolvimento ósseo e muscular. É importante ajustar a intensidade e a quantidade de peso de acordo com a capacidade, e sempre supervisionar o progresso para garantir que está se desenvolvendo de forma segura e saudável.

Para o coordenador acadêmico do curso de Educação Física da Universidade Positivo (UP) e responsável técnico da UPX Sports, Zair Cândido de Oliveira Netto, o fortalecimento muscular aliado à prática esportiva é indicado para faixa etária até 17 anos. “Quando a fase adulta chegar, ele estará com uma musculatura muito mais apta e sucessiva para trabalho de força e com rendimento muito maior, não correndo risco de lesões graves”, explica. 

A musculação pode ser uma atividade benéfica para os adolescentes, mas também há algumas possíveis desvantagens a considerar. O coordenador traz alguns prós e contras da musculação durante a adolescência:

Prós:

Fortalecimento do corpo: A musculação pode ajudar a aumentar a força e a massa muscular dos adolescentes, o que pode melhorar a postura, equilíbrio e capacidade de realizar atividades físicas.

Melhora da saúde óssea: A musculação também pode ajudar a aumentar a densidade óssea, o que é importante durante a adolescência, quando o corpo está se desenvolvendo rapidamente.

Autoestima: A musculação pode ajudar os adolescentes a se sentirem mais confiantes em sua aparência física e em suas habilidades, o que pode melhorar a autoestima.

Redução do estresse: A musculação também pode ser uma ótima maneira de ajudar os adolescentes a lidar com o estresse e a ansiedade, liberando endorfinas que podem melhorar o humor e bem-estar geral.

Contras

Lesões: Se não houver supervisão adequada ou se os adolescentes usarem pesos excessivos, a musculação pode aumentar o risco de danos como lesões nas costas, joelhos e cotovelos.

Obsessão por aparência: Alguns adolescentes podem se tornar obcecados por sua aparência física e a musculação acaba se tornando  uma obsessão, levando a uma preocupação exagerada com a dieta e o corpo.

Falta de equilíbrio: Se os adolescentes se concentrarem exclusivamente na musculação e não incluírem outras atividades físicas na rotina, isso pode levar a um desequilíbrio no desenvolvimento físico e aumentar a possibilidade de lesões.

“Em geral, a musculação pode ser uma atividade benéfica para os adolescentes, mas é importante incentivá-los a adotar uma abordagem equilibrada e incluir outras atividades físicas em sua rotina, além de garantir uma supervisão”, finaliza o especialista. 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Sobre a UPX Sports

A UPX Sports é o maior e mais completo centro esportivo do Paraná. Instalada no campus da Universidade Positivo, em Curitiba, é composta por academia, ginásio olímpico, quadras cobertas e ao ar livre, piscinas adulto e infantil, pista de atletismo, pista de caminhada ao redor do lago  e campo de futebol oficial e society (@upxsports).

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Evento tem animais do Complexo Penitenciário de Piraquara disponíveis para adoção A Universidade Positivo...
Saiba mais >
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Com música, cardápio especial de bebidas e comidas, cinema e decoração romântica, a 9.ª edição da Sessão...
Saiba mais >
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade
Exercício é capaz de combater doenças, melhorar a saúde mental e até contribuir com a economia A caminhada...
Saiba mais >
mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo...
Saiba mais >