Olimpíadas: Imprensa recebe Manual de Traumatologia no Esporte

[flgallery id=320 /]
A SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia no Esporte), um dos doze comitês de especialidade vinculados à SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), distribui nesta sexta-feira aos jornalistas que estão fazendo a cobertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 o “Manual Básico de Traumatologia do Esporte para a Imprensa”.
O material detalha os principais problemas relacionados à ortopedia que podem ocorrer nos atletas olímpicos. Além disso, esclarece sobre diagnóstico, tratamentos, procedimentos, tipos e tempo de recuperação das lesões, entorses, luxações, fraturas e rupturas de ligamento, entre outros problemas que acontecer nas competições.
O ortopedista Lúcio Ernlund, especialista em Medicina Esportiva (joelho e ombro), presidente da SBRATE, diretor médico do Instituto de Joelho e Ombro de Curitiba e ortopedista do Hospital VITA, explica que o material foi elaborado por alguns dos mais conceituados especialistas em traumatologia esportiva do País com o objetivo de aproximar jornalistas brasileiros e equipes médicas. “A SBRATE considera fundamental possibilitar e oferecer a informação correta sobre possíveis problemas ortopédicos em atletas olímpicos e auxiliar à imprensa na nomenclatura técnica-médica”, explica Ernlund, que também será venue medical management (VMM), ou seja, gerente médico da instalação voleibol de praia nos Jogos Rio 2016.
Definições como concussão, perda da consciência de curta duração, que ocorre logo após um traumatismo craniano, quando a bola bate com força na cabeça ou no rosto; derrame articular e tendinopatia são alguns dos termos médicos que podem ser conferidos no material. Além da edição impressa, será disponibilizada versão eletrônica do Manuel no portal da SBRATE, acessando o endereço http://sbrate.com.br .
O lançamento oficial do “Manual Básico de Traumatologia do Esporte para a Imprensa” foi realizado nesta sexta-feira (22), na Policlínica do Parque Olímpico, localizada no Rio de Janeiro.
SOBRE A ENTIDADE
A SBRATE promove a divulgação de conhecimentos, realiza campanhas de esclarecimento junto à comunidade na área de artroscopia e da traumatologia do esporte, favorece o desenvolvimento e a igualdade de oportunidades entre as pessoas, mediante a elaboração e participação em programas ou projetos educacionais e esportivos com foco na comunidade carente, bem como dos portadores de necessidades especiais, e mantém estreitas relações culturais e científicas com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e suas regionais.
Trabalhar em defesa da dignidade profissional dos seus membros e da especialidade, incentivando e auxiliando na defesa de honorários profissionais dignos e éticos e na melhor qualificação profissional e técnica também está entre as prioridades da associação, que publica estudos científicos e debate casos clínicos com frequência.

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Festa junina com entrada gratuita agita campus de universidade em Londrina
4K0A6299-2 (1)
30.ª CASACOR Paraná: Five Lounge é repaginado com espaços instagramáveis inspirados no tema "De volta a uma casa, no coração do Batel"
4502-IMG-FACHADA-AEREA-CAM-02-B-8K-R05 (1)
A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Festa junina com entrada gratuita agita campus de universidade em Londrina
Evento tem comidas típicas, brindes, quadrilhas e brincadeiras A Universidade Positivo (UP) –...
Saiba mais >
4K0A6299-2 (1)
4502-IMG-FACHADA-AEREA-CAM-02-B-8K-R05 (1)
A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais
Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior...
Saiba mais >
IMG-2736 (1)
Startup de mobilidade urbana do Grupo Águia Branca fortalece atuação no ecossistema de inovação de Curitiba
Executivos do V1 conhecem principais players do setor com o intuito de firmar parcerias A capital paranaense...
Saiba mais >