Paraná tem um dos melhores hubs de inovação do Brasil

Biopark está entre os indicados ao Prêmio Anprotec 2025; votação do público nas redes sociais pode definir vencedor nacional

O Biopark – Parque Tecnológico do Oeste do Paraná – é o único representante do Estado indicado na categoria Hubs de Inovação no prêmio Anprotec 2025, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

Localizado em Toledo, o Biopark conecta empresas, pesquisadores e empreendedores com o objetivo de impulsionar pesquisa, desenvolvimento e soluções tecnológicas que geram impacto socioeconômico regional. “Unimos empreendedorismo, desenvolvimento de empresas, ensino e pesquisa. Temos o NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) em alimentos saudáveis, que reúne 10 das principais empresas do setor produtivo da região, Governo do Paraná e Fundação Araucária”, explica o vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha. “Aqui, quem decide o que vai ser pesquisado é a empresa e nós contamos com pesquisadores do Brasil e do mundo para isso”, ressalta. Entre os parceiros estratégicos, destaca-se também a Embrapa, que contribui com conhecimento técnico e científico de excelência, fortalecendo projetos de inovação e o desenvolvimento de soluções voltadas ao agronegócio e à produção de alimentos de qualidade.

A premiação da Anprotec tem como objetivo reconhecer as melhores práticas desenvolvidas por ecossistemas de inovação em todo o Brasil, com destaque para iniciativas que impulsionam o empreendedorismo e a conexão entre startups, empresas e instituições de pesquisa científica e tecnológica. A definição dos vencedores segue até sexta-feira (15) e, além de critérios técnicos, a participação do público e o engajamento dos cases dos finalistas nas redes sociais será revertido em pontos extras na avaliação.

Representantes do Paraná

O Paraná conta, atualmente, com 54 ambientes de inovação associados à Anprotec. Ao todo, são 489 ambientes de inovação credenciados pelo Separtec em sete cidades da Região Metropolitana de Curitiba e em 57 municípios do Interior do Estado, incluindo o Biopark.

Além do Biopark que vem se consolidando como um hub de inovação, conectando empresas, pesquisadores e empreendedores para impulsionar pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas, a Fundetec de Cascavel está concorrendo na categoria Incubadora de Empresas.

São 15 finalistas de todo o Brasil e o Paraná já conta com dois entre os melhores. Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a indicação como finalista nessa premiação fortalece a imagem do Estado como referência nacional. “Esse reconhecimento reafirma a qualidade do trabalho desenvolvido nos ambientes de inovação paranaenses, consolidando o Paraná como um polo de referência em tecnologia e empreendedorismo e o resultado da integração entre setor produtivo, universidades e poder público na busca por soluções inovadoras que geram impactos positivos para a sociedade”, afirma.

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Share:

Latest posts

FOTO-4 (1)
Plaza Campos Gerais e Vult presenteiam mulheres com kits exclusivos
PHOTO-2025-12-02-21-19-23
Posigraf cria aroma inspirado na Mata Atlântica
Novas operações chegam para ampliar a variedade de compras e serviços para o público da região
Shopping Plaza Campos Gerais anuncia abertura de oito novas lojas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

FOTO-4 (1)
Plaza Campos Gerais e Vult presenteiam mulheres com kits exclusivos
Campanha em comemoração ao Dia da Mulher acontece de 5 a 8 de março. Clientes podem escolher entre kits...
Saiba mais >
PHOTO-2025-12-02-21-19-23
Posigraf cria aroma inspirado na Mata Atlântica
Indústria desenvolve aroma para promover conscientização ambiental Uma das maiores empresas da indústria...
Saiba mais >
Novas operações chegam para ampliar a variedade de compras e serviços para o público da região
Shopping Plaza Campos Gerais anuncia abertura de oito novas lojas
Novas operações chegam para ampliar a variedade de compras, lazer e serviços para o público da região Inaugurado...
Saiba mais >
DIPEDU---ABRIM-2026
BRW Suprimentos estreia na Abrin 2026 com marca de brinquedos pedagógicos
Companhia apresenta mais de 50 lançamentos da Dipedu com foco em inclusão e desenvolvimento infantil A...
Saiba mais >