Por que é tão importante aprender na idade certa?

Se não há limite etário para o conhecimento, também é verdade que muitas aprendizagens são melhor desenvolvidas em determinadas etapas da vida

O cérebro humano é capaz de aprender ao longo de toda a vida, dizem inúmeras pesquisas realizadas ao redor do mundo. Para a ciência, sempre é possível falar um novo idioma, tocar um instrumento musical desconhecido ou dar os primeiros passos de dança. No entanto, embora tudo isso seja verdade, há um período mais adequado para cada aprendizado. 

De acordo com uma apresentação feita recentemente em encontro entre o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em 2021 apenas quatro a cada dez crianças brasileiras concluíram o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo ler e escrever. Atualmente, quase metade dos brasileiros não está aprendendo a ler e escrever na idade correta, que é até os sete anos, segundo especialistas. E a alfabetização não é o único caso em que a idade importa. 

Para a diretora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Acedriana Vogel, “aprender na idade adequada é um direito de todas as crianças. Não quer dizer que elas não possam aprender depois, mas é papel da escola e da sociedade garantir que isso aconteça no momento correto”. Estimular crianças e adolescentes a serem protagonistas de seu aprendizado é fundamental para que esse direito seja assegurado. 

O papel dos professores

Ao longo da vida escolar, os marcos de desenvolvimento precisam ser bem definidos e respeitados. Somente assim será possível oferecer aos estudantes as ferramentas necessárias para que eles possam ter as mesmas oportunidades. Nesse sentido, os professores têm papel fundamental e o investimento na formação desses profissionais precisa ser priorizado para garantir o futuro das crianças. 

“Os professores, principalmente os da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, necessitam de constante formação e aperfeiçoamento. Também é muito importante observar práticas que tiveram sucesso e adaptá-las para cada contexto, de modo que se tornem referência”, destaca a especialista. Cada fase da vida escolar deve ser acompanhada de perto por profissionais capacitados para assegurar o melhor aprendizado possível aos alunos.

Recursos didáticos digitais

Atualmente, o uso da tecnologia é um importante aliado para a escola – e precisa ser encarado como tal. Entretanto, Acedriana lembra que esse tipo de recurso digital precisa estar em conformidade com os livros didáticos e alinhados a cada faixa etária. “Jogos, atividades colaborativas e simulações especialmente desenvolvidas para o ensino devem acompanhar os propósitos do que se pretende ensinar para que não disputem a atenção dos estudantes, mas os envolvam no processo de aprendizagem”, ressalta.

______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >