Projeto da rede municipal de Educação de Dois Vizinhos é finalista de concurso nacional

Escuro, monstros, solidão, fantasmas… quando se é criança, o mundo pode parecer um lugar cheio de ameaças. E, se por um lado ter medo parece ruim, por outro, ajuda na autopreservação. Por isso, falar sobre medo com as crianças é fundamental para seu desenvolvimento emocional e social. Na rede municipal de ensino de Dois Vizinhos, no Paraná, alunos da Educação Infantil aprendem a lidar com o medo de forma saudável, com o projeto “Conhecendo e aprendendo a conviver com nossos medos”. Agora, o projeto é finalista do concurso nacional Aprende Brasil Criativo, promovido pela Aprende Brasil Educação.

“Buscamos explorar os sentimentos das crianças com o intuito de fomentar o desenvolvimento e melhorar o processo de aprendizagem, tendo por base a utilização do material da Aprende Brasil Educação. O objetivo foi ensinar às crianças como enfrentar o que chamamos de medos infantis”, explicam as professoras idealizadoras do projeto, Denize Santi e Aline Bonfati. Por meio do diálogo e de ações lúdicas, os pequenos puderam compreender melhor seus próprios medos e, com isso, conviver com eles e até superá-los

Para a assessora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Beatriz Conci Cassins, esse é exatamente o tipo de iniciativa indispensável para essa faixa etária. “Nossa missão, enquanto educadores, deve ser preparar as crianças para a vida e, na Educação Infantil, nada mais importante que dar o acolhimento e o suporte emocional de que elas precisam”, pontua. No caso de Dois Vizinhos, o trabalho foi desenvolvido com o G4 da Educação Infantil, com base no conteúdo proposto no material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

Concurso Nacional

O Aprende Brasil Criativo é uma forma de incentivar que projetos como o de Dois Vizinhos possam se multiplicar na rede pública municipal de Educação de municípios em todo o país. O concurso recebeu inscrições de escolas de todo o Brasil e vai selecionar os melhores projetos em três categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais. O resultado será divulgado no dia 31 de janeiro.

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

456-EXT05-BOULEVARD-HR - 1-
Primavera inspira novos olhares para a relação entre natureza e arquitetura
81d38tMTdFL
De José de Alencar a Titãs: o que mudou na literatura dos vestibulares do Paraná
Divulgação
Valmet investe em nova unidade de soluções de Engraving para ampliar atuação no mercado de tissue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

456-EXT05-BOULEVARD-HR - 1-
Primavera inspira novos olhares para a relação entre natureza e arquitetura
Jardins que acompanham as estações do ano, espécies nativas e áreas verdes pensadas para o uso dos moradores...
Saiba mais >
81d38tMTdFL
De José de Alencar a Titãs: o que mudou na literatura dos vestibulares do Paraná
Listas de UFPR, UEL, UEPG, Unicentro e Unioeste reúnem diferentes períodos, gêneros e vozes e exigem...
Saiba mais >
Divulgação
Valmet investe em nova unidade de soluções de Engraving para ampliar atuação no mercado de tissue
A experiência global e a presença local estão no centro da evolução das Soluções de Engraving. A abordagem...
Saiba mais >
Feira-consominios (1)
Maior evento de condomínios do Rio de Janeiro reúne setor para discutir desafios e oportunidades de gestão
Patrocinado pelo Sicredi, Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos conecta síndicos, administradoras...
Saiba mais >