Projeto da rede municipal de Educação de Dois Vizinhos é finalista de concurso nacional

Escuro, monstros, solidão, fantasmas… quando se é criança, o mundo pode parecer um lugar cheio de ameaças. E, se por um lado ter medo parece ruim, por outro, ajuda na autopreservação. Por isso, falar sobre medo com as crianças é fundamental para seu desenvolvimento emocional e social. Na rede municipal de ensino de Dois Vizinhos, no Paraná, alunos da Educação Infantil aprendem a lidar com o medo de forma saudável, com o projeto “Conhecendo e aprendendo a conviver com nossos medos”. Agora, o projeto é finalista do concurso nacional Aprende Brasil Criativo, promovido pela Aprende Brasil Educação.

“Buscamos explorar os sentimentos das crianças com o intuito de fomentar o desenvolvimento e melhorar o processo de aprendizagem, tendo por base a utilização do material da Aprende Brasil Educação. O objetivo foi ensinar às crianças como enfrentar o que chamamos de medos infantis”, explicam as professoras idealizadoras do projeto, Denize Santi e Aline Bonfati. Por meio do diálogo e de ações lúdicas, os pequenos puderam compreender melhor seus próprios medos e, com isso, conviver com eles e até superá-los

Para a assessora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Beatriz Conci Cassins, esse é exatamente o tipo de iniciativa indispensável para essa faixa etária. “Nossa missão, enquanto educadores, deve ser preparar as crianças para a vida e, na Educação Infantil, nada mais importante que dar o acolhimento e o suporte emocional de que elas precisam”, pontua. No caso de Dois Vizinhos, o trabalho foi desenvolvido com o G4 da Educação Infantil, com base no conteúdo proposto no material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

Concurso Nacional

O Aprende Brasil Criativo é uma forma de incentivar que projetos como o de Dois Vizinhos possam se multiplicar na rede pública municipal de Educação de municípios em todo o país. O concurso recebeu inscrições de escolas de todo o Brasil e vai selecionar os melhores projetos em três categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais. O resultado será divulgado no dia 31 de janeiro.

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >