Projeto da rede municipal de Educação de Pato Branco é finalista de concurso nacional

CMEI Menino Deus ensina alunos da Educação Infantil a ter respeito pela natureza e pelas pessoas

Da construção dos ninhos às asas abertas para o voo, a vida de um passarinho é cheia de descobertas. Infelizmente, o mesmo não acontece com aquelas aves que são mantidas em gaiolas por boa parte da vida. Em Pato Branco, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Menino Deus trouxe esse debate em torno da liberdade dos pássaros como ponto central de uma reflexão mais ampla, sobre respeito ao próximo e à natureza. Idealizado pela professora Bruna Serpa, o projeto é finalista do concurso nacional Aprende Brasil Criativo, promovido pela Aprende Brasil Educação.

“Com sementes, argila, gravetos e porongo, as crianças puderam explorar e manusear materiais ligados à natureza. Falamos sobre os quatro elementos – ar, fogo, terra e água -, discutimos os hábitos de diferentes pássaros e construímos bebedouros para eles com materiais recicláveis, além da casinha do joão-de-barro, utilizando argila”, detalha Bruna. A professora explica que o objetivo da atividade é fazer com que as crianças percebam a necessidade de ter cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. 

Para a assessora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Beatriz Conci Cassins, esse é exatamente o tipo de iniciativa indispensável para essa faixa etária. “Nossa missão, enquanto educadores, deve ser preparar as crianças para a vida. Na Educação Infantil, essa missão passa por ensinar o papel de cada uma delas na construção de um mundo melhor e mais justo”, pontua. No caso de Pato Branco, o trabalho foi desenvolvido com o G4 da Educação Infantil, com base em conteúdo proposto no material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

Concurso Nacional

O Aprende Brasil Criativo é uma forma de incentivar que projetos como o de Dois Vizinhos possam se multiplicar na rede pública municipal de Educação de municípios em todo o país. O concurso recebeu inscrições de escolas de todo o Brasil e vai selecionar os melhores projetos em três categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais. O resultado  será divulgado no dia 31 de janeiro.

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >