Um projeto de logística reversa em hospitais levou o Grupo Marista a conquistar, pela primeira vez, o Selo Sesi ODS. Em 2022, o prêmio, entregue na última quinta-feira, destacou empresas que contribuem para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas com práticas voltadas à cultura ESG.
O Grupo foi premiado entre 172 projetos inscritos na categoria Inovação Sustentável com uma iniciativa de logística reversa, realizada pelos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, ganhando o selo e o diploma de finalista. O projeto, criado na pandemia, transforma enxovais hospitalares e esponjas usadas nas cozinhas dos dois locais em bancos, lixeiras e até revestimento automotivo. A iniciativa fez com que 1,7 tonelada de enxovais deixasse de ser resíduos, descartados em lixo comum ou infectante, para passar a ser matéria-prima.
O gerente de Facilities do Grupo Marista, Fabio Pace Adamo, destaca que a importância dos projetos voltados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) se dá pelo fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental dentro do universo corporativo. “Essas propostas tornam os nossos negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e competitivos”, explica.
Energia renovável
Outro projeto do Grupo Marista que ganhou o selo neste ano foi o de incentivo a energias renováveis em colégios. Com foco na sustentabilidade, os investimentos para eficiência energética iniciados há quase 10 anos geram economia crescente para o Grupo Marista. Hoje, 79% do consumo é proveniente de fontes renováveis como mercado livre de energia e usinas de biomassa, eólicas e solares.
O Selo Sesi ODS 2022 está na sua 7.ª edição e é uma iniciativa do Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná, que reconhece indústrias, empresas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino públicas e privadas que estão atuando em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.