Quaraí tem melhor Ideb da Fronteira Oeste do RS

Município alcança nota maior que a meta de 2021 no Ensino Fundamental

Quaraí (RS) no Ideb
*Ideb 2019 Anos Iniciais: 6.5 (Meta: 5.5)
*Ideb 2019 Anos Finais: 5.1 (Meta: 4.7)
*Vem seguindo pontuação bem acima da média nacional desde 2015 (aderiu ao Sistema de Ensino Aprende Brasil em 2014)
*Anos iniciais: Alcançou 118% da meta
*Anos finais: Alcançou 108% da meta
*Já ultrapassou a meta de 2021 em todo o Ensino Fundamental
*Obteve pontuação maior que a média estadual nos anos iniciais (12%) e finais (16%) do Ensino Fundamental


Os dados do Ideb 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados na terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), mostraram números de destaque na nota de Quaraí do Ensino Fundamental, com resultados maiores que as médias nacional e estadual. A nota de 6.5 nos anos iniciais foi 18% maior que a meta estipulada para 2019 (5.5). E a nota de 5.1 dos anos finais foi 8% maior que a meta (4.7).

Quaraí também ultrapassou a meta prevista para 2021 nas duas etapas do Ensino Fundamental. O histórico é consistente: o município segue bem acima da média nacional desde a avaliação de 2015. A média nacional da rede pública para os anos iniciais (1º ao 5º ano) foi de 5.7; e dos anos finais (do 6º ao 9º ano) foi de 4.5. Na rede municipal, 58,5% dos municípios brasileiros atingiu a meta nos anos iniciais. E apenas 23,1% atingiram a avaliação proposta.

O município ainda obteve melhor Ideb entre os municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul: Alegrete (5.1 e 4.7), Barra do Quarai (4.9 e 4.4), Itacurubi (4.6 e *), Itaqui (4.9 e 3.8), Maçambará (4.5 e 4.0), Manoel Viana (4.3 e 3), Rosário do Sul (5.1 e *), Sant’Ana do Livramento (4.8 e 4.0), Santa Margarida do Sul (* e 3.7), São Borja (5.5 e 3.9), São Gabriel (4.6 e 3.7) e Uruguaiana (5.5 e 4.4) Os números entre parênteses representam as notas dos anos iniciais e finais, respectivamente. 

A secretária de Educação e Cultura do município, Taíla da Silva lemes, conta que o resultado é conquista de um trabalho coletivo, onde todos possuem o objetivo de oferecer realmente uma educação de qualidade. “Queremos fazer a Educação ser efetivamente a ferramenta de transformação da nossa sociedade, e assim foi realizado o planejamento das nossas ações, que buscam em sua maioria ofertar o melhor da nossa rede para às famílias que confiam a Educação de seus filhos à nossas escolas. O Aprende Brasil, que está conosco desde 2014, foi instrumento importante na construção do planejamento da rede, no apoio ao setor pedagógico, nas formações dos nossos profissionais e também pela credibilidade da empresa, que passou segurança aos pais”, justifica. 

O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e da taxa de aprovação escolar, sendo divulgado a cada dois anos.

Para Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Editora Aprende Brasil, esses números são resultado de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com os docentes. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma Damila, que destaca também a média acima da nacional dos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que alcançaram a avaliação média de 6.0, considerando as duas etapas do Ensino Fundamental, frente à 5.1 dos municípios brasileiros.

* Município não participou da avaliação nesta etapa em 2019.

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 275.000 alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.


Share:

Latest posts

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >