[flgallery id=399 /]
Construtora utiliza ferramenta para apresentar empreendimentos em construção
Longe de ser brincadeira de criança, o uso da Realidade Virtual (RV) já é utilizada no mundo dos negócios. A tecnologia, que transporta o usuário para um cenário em três dimensões, com o uso de um smartphone e um óculos próprio para isso, começa a ser usada por empresas que precisam apresentar grandes projetos, como é o caso do setor automotivo, imobiliário e até de turismo, por exemplo.
De acordo com o professor do Núcleo de Computação Embarcada do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, Eduardo Juliano Alberti, a tecnologia surge como uma forte tendência e auxilia setores que precisam apresentar seus produtos, fazendo com que os clientes se sintam dentro de uma experiência de uso, com direito a sensações reais. “Melhor que construir modelos ou maquetes, ao colocar os óculos de RV, o futuro comprador é levado diretamente para o ambiente desejado, o que impressiona, tanto pelo fator realista, como pelo tecnológico”, comenta. Simular situações em ambientes de grande periculosidade também é outra aplicação prática da RV, que ajuda a prevenir incidentes no mundo real.
A construtora paranaense A.Yoshii apostou na RV para apresentar as áreas comuns do empreendimento Maison Heritage Ecoville, que está em construção em Curitiba (PR). “Apesar de termos a tradicional maquete do prédio e o showroom com o apartamento decorado disponíveis para os clientes, enxergamos uma oportunidade única no uso da Realidade Virtual, pois conseguimos transportar o cliente para dentro de sua futura casa. Dessa forma, ele consegue ter a sensação de vivenciar o empreendimento pronto, algo de enorme importância quando se trata da escolha do seu futuro lar”, afirma a gerente de Marketing da construtora A.Yoshii, Erica Endo. Ao colocar os óculos, é possível sentir a atmosfera do lounge de entrada, ir até a piscina externa ou apreciar a área zen, preparada com plantas e mobiliário exclusivo. “Nenhuma foto ou panfleto conseguiria reproduzir o sentimento de realmente estar no local, como a RV faz”, garante.
Diferente da Realidade Aumentada (RA), que ficou famosa com o lançamento do jogo Pokemon Go, por inserir elementos virtuais no mundo real, a RV é uma técnica de construção de uma realidade por meio de um computador, celular ou outro aparelho que utilize sensores para “imergir” o usuário. Na opinião de Alberti, a nova tendência é um aliado para os negócios, mas é preciso tomar alguns cuidados. “É importante ser realista no momento de utilizar a RV no marketing de algum produto. O desenvolvimento do cenário e das imagens requer o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, como profissionais de Computação e Design, por exemplo. Em épocas de qualidade ultra HD e televisões 4K, a qualidade do material gerado deve ser excelente, para que a apresentação não jogue contra a empresa”, orienta ele. E claro, não faz sentido adaptar um folder para a Realidade Virtual. “É preciso que o conteúdo faça sentido para o uso da tecnologia. Leve seu cliente para um lugar diferenciado, como uma praia paradisíaca, um topo de montanha, ou para a casa de seus sonhos”, explica o professor.
Outra opção que a construtora A.Yoshii disponibiliza é a visita virtual ao showroom de seus empreendimentos. Érica Endo explica que os clientes podem acessar as imagens em 360º de todos os lançamentos diretamente do computador ou do celular. “O cliente pode começar a pesquisa em casa mesmo e vir visitar ao vivo o empreendimento. A A.Yoshii procura acompanhar o ritmo de vida das pessoas, que têm cada vez menos tempo e utilizam a internet para facilitar a rotina”, comenta a gerente.
Sobre o Grupo A.Yoshii
A A.Yoshii Engenharia foi fundada em 1965 pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, em Apucarana (PR) e transferiu sua sede para Londrina (PR) em 1979. No início, cresceu executando obras pelo regime de empreitada global para clientes como Banco América do Sul, Casas Pernambucanas e Banco Itaú. Atingiu outras cidades do País, como Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Porto Alegre e hoje tem no seu currículo obras como, Klabin, Dow Química, CMPC, entre outras.
Com inúmeros empreendimentos residenciais realizados nas principais cidades do Paraná, se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega. Em 2009, foi criada a Yticon, marca do grupo que foca no desenvolvimento de empreendimentos econômicos para quem procura seu primeiro imóvel. Em 2010 a A.Yoshii iniciou suas atividades em Maringá e, em 2015, em Curitiba.
Uma das características marcantes da empresa é atuar sempre com equipe própria na execução de obras. Com isso, a A.Yoshii se diferencia pela qualidade dos projetos, respeito aos prazos e atendimento ao cliente. O resultado figura em premiações e rankings: em 2016 foi reconhecida por profissionais do mercado imobiliário e de marketing do Brasil como o melhor stand de vendas do país no terceiro ano do Prêmio VivaReal. Foi reconhecida em 2015 pelo ITC, como as 100 maiores construtoras do Brasil e a maior construtora na categoria regional residencial sul. Em outubro de 2015 o Grupo A.Yoshii foi eleito o terceiro melhor em Gestão de Pessoas na categoria de 3 mil a 7 mil funcionários, de acordo com o jornal Valor Econômico. Em 2014 a construtora foi classificada entre as 150 melhores empresas para trabalhar, segundo a revista Você S/A.
De acordo com o professor do Núcleo de Computação Embarcada do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, Eduardo Juliano Alberti, a tecnologia surge como uma forte tendência e auxilia setores que precisam apresentar seus produtos, fazendo com que os clientes se sintam dentro de uma experiência de uso, com direito a sensações reais. “Melhor que construir modelos ou maquetes, ao colocar os óculos de RV, o futuro comprador é levado diretamente para o ambiente desejado, o que impressiona, tanto pelo fator realista, como pelo tecnológico”, comenta. Simular situações em ambientes de grande periculosidade também é outra aplicação prática da RV, que ajuda a prevenir incidentes no mundo real.
A construtora paranaense A.Yoshii apostou na RV para apresentar as áreas comuns do empreendimento Maison Heritage Ecoville, que está em construção em Curitiba (PR). “Apesar de termos a tradicional maquete do prédio e o showroom com o apartamento decorado disponíveis para os clientes, enxergamos uma oportunidade única no uso da Realidade Virtual, pois conseguimos transportar o cliente para dentro de sua futura casa. Dessa forma, ele consegue ter a sensação de vivenciar o empreendimento pronto, algo de enorme importância quando se trata da escolha do seu futuro lar”, afirma a gerente de Marketing da construtora A.Yoshii, Erica Endo. Ao colocar os óculos, é possível sentir a atmosfera do lounge de entrada, ir até a piscina externa ou apreciar a área zen, preparada com plantas e mobiliário exclusivo. “Nenhuma foto ou panfleto conseguiria reproduzir o sentimento de realmente estar no local, como a RV faz”, garante.
Diferente da Realidade Aumentada (RA), que ficou famosa com o lançamento do jogo Pokemon Go, por inserir elementos virtuais no mundo real, a RV é uma técnica de construção de uma realidade por meio de um computador, celular ou outro aparelho que utilize sensores para “imergir” o usuário. Na opinião de Alberti, a nova tendência é um aliado para os negócios, mas é preciso tomar alguns cuidados. “É importante ser realista no momento de utilizar a RV no marketing de algum produto. O desenvolvimento do cenário e das imagens requer o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, como profissionais de Computação e Design, por exemplo. Em épocas de qualidade ultra HD e televisões 4K, a qualidade do material gerado deve ser excelente, para que a apresentação não jogue contra a empresa”, orienta ele. E claro, não faz sentido adaptar um folder para a Realidade Virtual. “É preciso que o conteúdo faça sentido para o uso da tecnologia. Leve seu cliente para um lugar diferenciado, como uma praia paradisíaca, um topo de montanha, ou para a casa de seus sonhos”, explica o professor.
Outra opção que a construtora A.Yoshii disponibiliza é a visita virtual ao showroom de seus empreendimentos. Érica Endo explica que os clientes podem acessar as imagens em 360º de todos os lançamentos diretamente do computador ou do celular. “O cliente pode começar a pesquisa em casa mesmo e vir visitar ao vivo o empreendimento. A A.Yoshii procura acompanhar o ritmo de vida das pessoas, que têm cada vez menos tempo e utilizam a internet para facilitar a rotina”, comenta a gerente.
Sobre o Grupo A.Yoshii
A A.Yoshii Engenharia foi fundada em 1965 pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, em Apucarana (PR) e transferiu sua sede para Londrina (PR) em 1979. No início, cresceu executando obras pelo regime de empreitada global para clientes como Banco América do Sul, Casas Pernambucanas e Banco Itaú. Atingiu outras cidades do País, como Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Porto Alegre e hoje tem no seu currículo obras como, Klabin, Dow Química, CMPC, entre outras.
Com inúmeros empreendimentos residenciais realizados nas principais cidades do Paraná, se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega. Em 2009, foi criada a Yticon, marca do grupo que foca no desenvolvimento de empreendimentos econômicos para quem procura seu primeiro imóvel. Em 2010 a A.Yoshii iniciou suas atividades em Maringá e, em 2015, em Curitiba.
Uma das características marcantes da empresa é atuar sempre com equipe própria na execução de obras. Com isso, a A.Yoshii se diferencia pela qualidade dos projetos, respeito aos prazos e atendimento ao cliente. O resultado figura em premiações e rankings: em 2016 foi reconhecida por profissionais do mercado imobiliário e de marketing do Brasil como o melhor stand de vendas do país no terceiro ano do Prêmio VivaReal. Foi reconhecida em 2015 pelo ITC, como as 100 maiores construtoras do Brasil e a maior construtora na categoria regional residencial sul. Em outubro de 2015 o Grupo A.Yoshii foi eleito o terceiro melhor em Gestão de Pessoas na categoria de 3 mil a 7 mil funcionários, de acordo com o jornal Valor Econômico. Em 2014 a construtora foi classificada entre as 150 melhores empresas para trabalhar, segundo a revista Você S/A.