Rede pública de ensino de Miraguaí, Tenente Portela e Independência são finalistas de concurso nacional

Cidades gaúchas concorreram com centenas de municípios em todo o Brasil

Três projetos educacionais desenvolvidos na rede pública dos municípios gaúchos de Miraguaí, Tenente Portela e Independência estão entre os finalistas do concurso Aprende Brasil Criativo, e podem ser premiados entre centenas de projetos inscritos por escolas de todo o país. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 3 de abril, em Curitiba, com a participação dos professores responsáveis por cada um dos projetos finalistas e dos secretários de Educação dos municípios cujas propostas foram selecionadas.

Em Independência, a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado foi cenário para o projeto “Acampamento na Escola”, desenvolvido com o G4. A proposta agora é finalista do Aprende Brasil Criativo na categoria “Educação Infantil”. As professoras responsáveis, Rafaele Isabel Pellenz e Rosália Helena Budel Giacomelli, explicam que o objetivo era proporcionar às crianças a experiência de dormir fora de casa, incentivando-as a realizar sozinhas pequenas tarefas e cuidar de seus pertences. “Passar uma noite juntos ajuda a criar vínculos mais fortes entre crianças e professores, promovendo uma sensação de pertencimento e segurança no ambiente escolar. A experiência ajuda a criança a sentir-se mais segura ao passar uma noite longe dos pais, estimulando o desapego e a autoconfiança”, detalham. Na preparação para a experiência, os pequenos conversaram sobre o sono, as diferenças nas formas como os animais dormem e até como as pessoas dormem em outras partes do mundo. Também foram trabalhadas cantigas e histórias de ninar, medos e outros detalhes relacionados ao sono.

Os estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lutz, de Miraguaí, desenvolveram o “Vozes Inspiradoras: Mulheres brasileiras que marcaram a história”, finalista na categoria “Ensino Fundamental – Anos Finais”. No contexto da disciplina de História e Computação, propôs-se um projeto interdisciplinar que visou pesquisar brasileiras que foram vítimas de violência, que lutaram pela resistência e que foram e são inspiração para outras mulheres. ”Por meio da criação de um podcast e de uma exposição na escola, buscamos destacar suas contribuições sobre questões de gênero, direitos humanos e a importância da resistência e empoderamento feminino, promovendo reflexões sobre igualdade e inspirando os alunos a reconhecerem o valor e o potencial das mulheres em nossa sociedade”, ressaltam as professoras Marilise Zibetti e Valissa Martins Fortes Tossin, que idealizaram a iniciativa.

Já em Tenente Portela, foi a turma do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório que trabalhou o projeto “Meu lugar favorito”, finalista na categoria “Educação para a Sustentabilidade”. Criado pelas professoras Ampenuela Marinesa Dutra Schossler e Ana Maria Penz. Depois de estudar os diversos tipos de moradia, materiais usados nelas e divisão dos cômodos, os estudantes produziram um livro com recortes de objetos de folhetos de loja, para mostrar o que há em cada cômodo de uma casa. As crianças também desenharam a própria casa e imaginaram como ela poderia ser sustentável, quais materiais poderiam reutilizar. “Os alunos pesquisaram informações sobre a localização e o endereço de sua moradia, para compreensão de seu lugar no mundo, e completaram um desafio de escrever o que havia em sua casa com cada letra do alfabeto”, contam as professoras. Por fim, eles construíram uma maquete para mostrar aos colegas como são suas casas, com o desafio de, para isso, usar apenas materiais recicláveis e trabalhar com a ajuda das famílias.

Esta é a 3º edição do concurso, promovido pela Aprende Brasil Educação. O objetivo é valorizar iniciativas criativas desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras. Para a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, esse reconhecimento é uma forma de agradecer aos educadores pela contribuição relevante para o ensino brasileiro. “Basear o ensino em vivências práticas e reais é o desafio que lançamos no Aprende Brasil Criativo. Queremos estimular boas práticas de ensino e aprendizagem e mostrar a todos a importância de trazer as crianças para experiências significativas ao longo da jornada escolar”, destaca.

_______________________________________

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Share:

Latest posts

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%
Acompanhar resultados de perto permite identificar pontos de melhoria e desenhar estratégias mais assertivas...
Saiba mais >
Crédito: Freepik
9 dicas para utilizar inteligência artificial nos estudos
Aplicação sem critério pode limitar autonomia e criatividade, prejudicando aprendizado, alertam especialistas Um...
Saiba mais >