+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Resultado Enem 2019: especialista explica queda das notas da redação

Postado no dia: 28 de janeiro de 2020
Resultado Enem 2019: especialista explica queda das notas da redação

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados nesta sexta-feira, 17 e apontam apenas 53 redações nota 1.000 e mais de 143 mil notas zero. O professor de redação do Curso Positivo Joinville, Jonas Nunes, responde questões sobre possíveis motivos para o resultado mais baixo na prova deste ano. 

Como você vê a queda no número de redações nota mil no Enem deste ano? 

Percebo, já faz um tempo, e tenho comentado com os alunos que desde os escândalos com as redações (hino de time, receita de miojo), a mídia tem observado mais as correções, e parece que o INEP fica receoso de dar nota mil para redações que tenham realmente potencial para isso. Por exemplo, a mídia vivia comparando redações nota mil que tinham alguns erros ortográficos, por exemplo. 

Além de exigente, a banca passou a ser mais receosa. Se fizermos comparativos de textos, muitas vezes não conseguimos achar os motivos de uma redação ter tirado mil e a outra 980, sendo que ambas atingem todas as competências. 

Acredita que o tema (Democratização do acesso ao cinema no Brasil) seja o responsável pelas 56 mil redações entregues em branco?

Concordo em partes, pois o tema, se não lido com atenção, poderia gerar uma ambiguidade, além de muitos alunos não terem acesso ao cinema. Preparo nossos alunos sem pensar em temas, para que possam escrever sobre qualquer assunto. Eles podem até ficar nervosos, mas escreverão, como aconteceu com o tema do ano passado. Por isso que também credito um pouco desse resultado ao despreparo dos alunos, ou seja, é um conjunto (temática + despreparo).

Para a próxima prova, acredita que o Inep continuará com uma linha “menos polêmica”, abrangendo temas mais isentos de opinião política?

Sabemos que este governo não gosta de muita polêmica, por isso acredito que os temas continuarão sem abertura para eventuais críticas ao governo.

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.

Todas as notícias