Ruy Espinheira Filho lança nova edição de O Rei Artur vai à guerra

Obra finalista do Prêmio Nestlé é lançada pela Editora Positivo, em Salvador, no dia 30 de novembro

[flgallery id=2721 /]

No próximo sábado, dia 30 de novembro, a Editora Positivo lança o livro “O Rei Artur vai à guerra”, do poeta e escritor baiano Ruy Espinheira Filho. A obra será lançada no Espaço Itaú de Cinema (Praça Castro Alves, s/n, Centro), em Salvador, a partir das 10h. Esta é a segunda edição do livro finalista do Prêmio Nestlé, publicado primeiramente em 1987. “A história é uma novela, tanto lírica quanto humorística, de uma juventude aventureira e poética, como deve ser sempre a juventude”, conta o autor. 

Em “O Rei Artur vai à guerra”, Espinheira conta as aventuras do pré-adolescente Alberto, apaixonado por literatura, que se inspira nas histórias de Rei Artur, da Távola Redonda, para viver as próprias histórias, com os amigos ou consigo mesmo e sua criatividade. “Um livro delicioso, rápido, que envolve o leitor e o conduz pelas veredas de Dois Rios, uma cidade pequena com sua rua de alfaiates, o pequeno cineteatro, o pátio da escola e um grande açude de represa”, expõe a editora do livro, Cristiane Mateus. 

Ruy Espinheira Filho, que já conquistou o Prêmio Nacional de Poesia Cruz e Sousa (1981) e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras (2006), utiliza elementos de prosa e poesia ao longo das 96 páginas, guiando o leitor pela imaginação de Alberto como um reflexo da própria trajetória do escritor. “Toda obra de escritor é também autobiográfica. Na verdade, prosa e poesia se complementam mutuamente. Tudo isso é vida. Se eu não tivesse vivido aquele tipo de vida, não poderia ter escrito o livro”, diz Ruy. 

Sobre o autor

Ruy Espinheira Filho nasceu em Salvador, Bahia, em 1942. Jornalista, poeta, ficcionista, ensaísta e professor aposentado de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Poeta elogiado em sua estreia (Heléboro, 1974) por Carlos Drummond de Andrade, que o classificou como autor de uma “poesia concentrada e de sutil expressão”. Em 1998, foi eleito um dos 20 poetas contemporâneos mais importantes do Brasil, consulta promovida pela Fundação Biblioteca Nacional. Ruy é detentor, com poesia e prosa, de prêmios literários, como o Prêmio Nacional de Poesia Cruz e Sousa (As sombras luminosas, 1981), o Prêmio Ribeiro Couto (Memória da chuva, poesia, 1996) e, com Elegia de agosto e outros poemas (2005), o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Jabuti (2º lugar) e Menção Especial do Prêmio Cassiano Ricardo. Também foi duas vezes indicado ao Prêmio Portugal Telecom (Sob o céu de Samarcanda, 2010, e A casa dos nove pinheiros, 2013). 

Serviço

Lançamento do livro “O Rei Artur vai à guerra”

Autor: Ruy Espinheira Filho

Data: 30 de novembro de 2019, às 10h

Local: Livraria Cultura (Av. Paulista, 2.073, Conjunto Nacional, São Paulo/SP)

Share:

Latest posts

Capacitacao
Professores de Toledo participam de imersão educacional na Finlândia
hidratacao (1)
Quatro dicas para adaptar treinos ao calor intenso do verão
Divulgacao-Plaza-Campos-Gerais (1)
Plaza Campos Gerais abre programação de férias com parque infantil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Capacitacao
Professores de Toledo participam de imersão educacional na Finlândia
Investimento na formação de professores beneficia estudantes e contribui para o desenvolvimento educacional...
Saiba mais >
hidratacao (1)
Quatro dicas para adaptar treinos ao calor intenso do verão
Ajustes simples podem ajudar a manter desempenho e bem-estar nos dias mais quentes Com a chegada do...
Saiba mais >
Divulgacao-Plaza-Campos-Gerais (1)
Plaza Campos Gerais abre programação de férias com parque infantil
Atração para crianças de 3 a 12 anos reúne circuito de brinquedos com escorregadores, pula-pula, tobogãs...
Saiba mais >
-KL-8410
Curso e Colégio Positivo conquistam 50% das vagas de ampla concorrência em Medicina na UEPG
Instituições também garantiram três das cinco maiores notas gerais do vestibular da Universidade Estadual...
Saiba mais >