Último dia do Enem 2022 tem prova equilibrada e fala sobre pandemia

O segundo e último dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 trouxe um equilíbrio entre questões conceituais e cálculos matemáticos, além de abordar a pandemia de covid-19 sob vários aspectos, como era esperado por especialistas. Neste domingo, os candidatos precisaram responder a 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

De acordo com a assessora de Biologia do Sistema Positivo de Ensino, Samantha Fechio, das 15 questões de Física, quase metade eram relacionadas a conceitos, sem envolver cálculos. Em Química a proporção foi menor. Das 15 questões, 11 eram conceituais. A prova de Matemática foi a que exigiu o maior número de cálculos, em cerca de 35 das 45 questões. As outras dez precisavam de análise e interpretação de gráficos e imagens. “A prova de Ciências da Natureza foi bem contextualizada, com várias situações usuais do dia a dia, de maneira que o aluno pudesse relacionar seus conhecimentos e os conceitos estudados a essas realidades”, detalha.

Pandemia marca presença

O coronavírus e a pandemia de covid-19 estiveram presentes em várias das questões encontradas neste segundo dia de Enem 2022. Na prova de Química uma das perguntas falava sobre o uso do ozônio como possibilidade para esterilização de ambientes contra o coronavírus e as consequências disso. Em Biologia, os candidatos encontraram questões sobre o vírus, que apareceu tanto como agente causador de doenças quanto como um elemento importante sob o ponto de vista da biotecnologia. “Os exames de PCR, tão comuns durante a pandemia, também apareceram em uma das questões a respeito de como os resultados desse tipo de  teste são analisados tecnicamente para determinar se uma pessoa está ou não infectada”, afirma a especialista. Por fim, em Matemática, uma equação de segundo grau foi usada como referência para identificar o índice de lotação dos hospitais e, assim, determinar a necessidade ou não de intensificar propagandas das formas de prevenção da covid-19.

Outros temas cobrados em Física, Química, Biologia e Matemática

Apesar de trazer muitas questões a respeito da pandemia, essa segunda parte do exame também se concentrou em conteúdos tradicionais de cada uma das disciplinas. Mecânica, calorimetria, corrente elétrica e a transformação de energia solar em energia elétrica com o uso de placas solares foram alguns dos assuntos cobrados em Física. Por sua vez, a prova de Química tinha perguntas sobre ligações químicas, equações e ciclo biogeoquímico.

Biologia trouxe muitos assuntos relacionados a fisiologia, genética e doenças envolvendo protozoários, vermes e bactérias. Em Matemática alguns dos temas abordados foram probabilidade, mediana, moda e sequência, mas o destaque ficou mesmo para a grande quantidade de questões de geometria.

Para a coordenadora do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, Milena dos Passos Lima, a etapa deste domingo não surpreendeu diante do que foi apresentado no primeiro dia de Enem. “A prova de Matemática e Ciências da Natureza trouxe, assim como aconteceu no último domingo, algumas questões muito atuais, como a pandemia, mas não deixou de lado os assuntos mais recorrentes. Foi uma boa surpresa ver, também, o equilíbrio entre questões que envolvem cálculo e questões interpretativas, porque, quando tem que fazer muitos cálculos, o estudante leva muito mais tempo, o que faz com que ele erre algumas perguntas mais simples, prejudicando sua nota geral”, finaliza.

O Enem 2022 teve quase 3,4 milhões de inscritos. Além da prova deste domingo (20), os candidatos tiveram ainda, no dia 13 de novembro, a prova de Linguagem, Ciências Humanas e Redação. 

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

 

Share:

Latest posts

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
Além da compra antecipada, usuários do cartão contam com desconto especial de 20% na aquisição dos ingressos...
Saiba mais >
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Número de trabalhadores estrangeiros no país saltou de 62 mil para 181 mil em uma década; jovem do Senegal...
Saiba mais >
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil
Incorporação no SUS deve ampliar acesso do medicamento à população; Prati-Donaduzzi investe em pesquisas...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Inscrições para Cursinho Solidário vão até o dia 25
Projeto oferece aulas gratuitas para vestibulandos As inscrições para o semiextensivo do Cursinho Solidário,...
Saiba mais >