Apesar do conforto dos ônibus, viagens longas podem gerar dores e até mesmo problemas na circulação sanguínea
Por esse motivo, as empresas de ônibus investem cada vez mais em carros que ofereçam conforto ao passageiro. Poltronas reclináveis, ambiente climatizado e apoio para os pés deixam os deslocamentos mais agradáveis. “Entre as características que fazem as pessoas optarem pelo serviço das empresas de ônibus está o conforto que os nossos veículos proporcionam ao passageiro”, afirma Roberto Teixeira, diretor executivo da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, a Fepasc.
Apesar do conforto, viagens longas podem gerar dores e até mesmo problemas na circulação sanguínea. “A pessoa que fica em uma mesma posição por muito tempo pode apresentar uma diminuição na velocidade de retorno do sangue dos pés para o coração, podendo favorecer o aparecimento de uma trombose venosa profunda, que é a formação de um coagulo dentro das veias dos membros inferiores”, explica o Dr. Jorge Timi, cirurgião vascular do Hospital VITA.
Para prevenir problemas, como os indicados pelo médico, é importante se movimentar durante a viagem. “Andar no corredor do ônibus é perigoso, pois pode ocasionar quedas durante a passagem do veículo por curvas e mesmo em frenagens bruscas. Por isso, o passageiro deve realizar a dorsiflexão dos pés, sem precisar levantar-se da poltrona”, explica o médico.
Dr. Timi explica o movimento: sentado na poltrona, o passageiro apoia a ponta do pé e eleva o calcanhar, a seguir volta o pé inteiro apoiado no assoalho, seguindo do apoio do calcanhar e elevação da ponta do pé, retorno ao apoio do pé inteiro no assoalho. Isto deve ser repetido durante 10 a 15 minutos por hora.
As empresas de ônibus também se preocupam com o número de paradas nas viagens longas. “Seguindo uma norma da Agência Nacional de Transporte Terrestre, os ônibus rodoviários fazem paradas de quatro em quatro horas”, pontua o diretor da Fepasc. Segundo o Dr. Jorge Timi, essas paradas são fundamentais para que, tanto os passageiros, quanto o motorista caminhem para melhorar a circulação.
Confira cinco dicas para deixar sua viagem mais agradável:
- Movimentar os pés e esticar as pernas sempre que possível;
- Usar roupas folgadas e leves que não apertem;
- Comer alimentos ricos em fibras (pera e maçã);
- Comer alimentos ricos em vitamina E (óleos vegetais e sementes);
- Manter-se hidratado; Na dúvida, não deixe de consultar um médico.
Fepasc
A união de dez sindicatos patronais forma a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, a Fepasc. Representando aproximadamente cem empresas de transporte, a entidade abrange vários segmentos: rodoviário urbano, metropolitano, intermunicipal, interestadual e de fretamento e turismo. Por representar um número expressivo de empresas, a Fepasc possui uma cadeira no Conselho de Representantes da Confederação Nacional do Transporte, com isso as demandas do Paraná e de Santa Catarina são expostas e representadas em âmbito nacional. Atualmente a Fepasc é presidida por Felipe Busnardo Gulin, que assumiu a entidade em janeiro de 2015.