Valentine’s Day: de onde a celebração surgiu e como tem sido adotada pelos brasileiros

[flgallery id=2046 /]

O Valentine’s Day, celebrado em 14 de fevereiro, é tradicionalmente o Dia dos Namorados nos países de língua inglesa. Com a globalização e mistura de culturas, a data tem se tornado mais relevante também em outros locais, como o Brasil, que oficialmente comemora o Dia dos Namorados em 12 de junho.
Há várias versões sobre a história do Valentine’s Day. Segundo a Britannica Digital Learning o feriado tem origem no festival romano de Lupercalia, realizado em meados de fevereiro, que comemorava a chegada da primavera, e incluía rituais de fertilidade e a formação de casais por sorteio. “No final do século V, o Papa Gelásio I substituiu Lupercalia pelo Dia de São Valentim, que passou a ser celebrado como um dia de romance somente a partir do século XIV”, destaca a enciclopédia.
Embora houvesse vários mártires cristãos chamados Valentine, o dia pode ter sido uma homenagem a um padre martirizado por volta de 270 d.C. pelo imperador Claudius II Gothicus. A Britannica Digital Learning ainda menciona histórias que podem ser vinculadas à data: “segundo a lenda, o padre assinou uma carta para uma amiga, a quem tinha curado da cegueira, com os dizeres ‘do seu namorado’ (from your Valentine, no original)”. E outra lenda comum afirma que São Valentim desafiou as ordens do imperador e secretamente celebrou casamentos para poupar os maridos da guerra, fazendo com que seu dia seja associado ao amor.
Vantagens comerciais e o Dia dos Namorados no Brasil
Foi no final do século XVIII que a data passou a ser comercialmente aproveitada. E, em meados do século XIX, os primeiros cartões comerciais foram impressos nos Estados Unidos, retratando o Cupido, deus romano do amor, juntamente a corações. Tal prática, segundo o coordenador do MBA em Gestão do Varejo da Universidade Positivo, Leandro Krug Batista, é mais uma expressão de como o varejo acaba se apropriando de datas comemorativas para dar significado às vendas. “Em função da comunicação global, as pessoas têm a informação de que o Dia dos Namorados está sendo comemorado fora do Brasil e, então, o comércio usa essa data para dar motivos para presentear”, explica. Para o especialista, atualmente o Valentine’s Day se tornou um dia extra para presentear os namorados, enquanto o 12 de junho é o dia “oficial” no Brasil.
Outro fator interessante, segundo Krug, é que fevereiro não possui data comemorativa além do Carnaval, e é um mês mais curto, com baixo faturamento – logo, é vantajoso para o comércio inserir o Valentine’s Day para a venda de chocolates, perfumes e flores – “assim como o dia oficial, em junho, que é um mês com poucas vendas e também próximo ao Dia de Santo Antônio (13 de junho), santo casamenteiro”, expõe.
Para o professor, quanto mais o varejo agir coletivamente em ações de Valentines day, maior a possibilidade de ele entrar de fato para o calendário. “Ações coletivas fazem mais efeito que ações individualizadas, o público absorve mais”, explica, e conta que, em resumo, cada vez mais o varejo é o maior interessado em fomentar as celebrações, “mais do que as próprias famílias e pessoas”.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >