Vida de banqueiro

[flgallery id=26 /]

Diálogo e participação são palavras-chave para associados de cooperativas de crédito e investimento

Normalmente, o início do ano é época de fazer “malabarismo” para conseguir pagar todas as contas e impostos que chegam, logo após um período de festas. Mas, para 3 milhões de brasileiros, essa também é a época de decidir os rumos da instituição financeira da qual são sócios – e donos. Eles podem argumentar e ajudar a definir como será o ano da cooperativa de crédito e investimento, em termos de investimentos, ampliações, divisão de sobras (lucro), entre outras iniciativas.
Isso é possível para os associados de instituições financeiras cooperativas como o Sicredi, por exemplo. Com 1.380 agências espalhadas pelo Brasil, é no começo do ano que a máxima: “quem coopera cresce” tem sua melhor representação. Entre janeiro e março, acontecem as assembleias, que reúnem membros da diretoria, colaboradores e associados de cada região para aprovar as contas e projetar o ano que se inicia. Algo que não é possível no modelo tradicional dos bancos que compõem o sistema financeiro do Brasil.
A distribuição de lucro (chamado de sobras no sistema cooperativo) é outro fator importante que demonstra o sucesso desse método. Em 2015, as cooperativas Sicredi disponibilizaram R$ 1,37 bilhão para seus associados, pois, muito mais do que clientes, eles são donos do negócio e podem opinar sobre o destino desse dinheiro.
De acordo com Rejane Farias de Andrade, assessora de Programas Sociais da Central Sicredi PR/SP/RJ, o modelo de gestão participativa é um grande diferencial do Sicredi, enquanto instituição financeira cooperativa. “As assembleias são momentos da maior importância para a cooperativa e para os associados, pois são eles que opinam e decidem a trajetória da organização. A participação de todos é fundamental para que o cooperativismo se concretize como um modelo justo e eficiente, assim como vemos nos resultados do Sicredi a cada ano”, explica.
As reuniões movimentam centenas de pessoas de municípios de Norte a Sul do Brasil. No Paraná, por exemplo, as assembleias chegam a contar com a participação de mais de mil pessoas.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3.1 milhões de associados e 1.380 pontos de atendimentos, em 11 estados do País*. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais, acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Share:

Latest posts

foto site cp (20)
1º Simpósio do Centro de Cardiomiopatias é realizado em Curitiba
foto site cp (19)
Hospital 100% SUS de Curitiba arrecada fraldas geriátricas e itens de higiene
foto site cp (18)
Hospitais de Curitiba promovem cerimônia de bênção para pets

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (20)
1º Simpósio do Centro de Cardiomiopatias é realizado em Curitiba
Hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat organizam evento para discutir avanços e pesquisas...
Saiba mais >
foto site cp (19)
Hospital 100% SUS de Curitiba arrecada fraldas geriátricas e itens de higiene
Mais de seis mil pacientes devem ser beneficiados com ação; Hospital Universitário Cajuru utiliza cerca...
Saiba mais >
foto site cp (18)
Hospitais de Curitiba promovem cerimônia de bênção para pets
Animais de estimação e seus tutores podem participar da celebração no estacionamento dos hospitais Universitário...
Saiba mais >
Estande da Valmet do Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel de 2023
Valmet participa do 56.º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel com estande sustentável em neutralização de carbono
Multinacional finlandesa adere programa de responsabilidade socioambiental e adota iniciativas para neutralizar...
Saiba mais >